Desporto

Associação de Luanda contraria a federação

A Associação Provincial de Ciclismo de Luanda (APCIL) promove, na segunda-feira, uma conferência de imprensa no Cantinho de Desportista, localizado na Cidadela, onde manifestamente vão ser abordadas questões do organismo que contrastam com o posicionamento da federação angolana da modalidade.

28/02/2021  Última atualização 17H32
Ciclismo © Fotografia por: DR
O acto, inicialmente previsto para sexta-feira última, acontece apenas dia 1 de Março, por consenso dos membros da APCIL. "Como previamente informado, em anexo remetemos a nossa carta a solicitar uma conferência de imprensa para a próxima segunda-feira, dia 1 de Março de 2021 pelas 16h00", faz alusão a nota chegada à nossa Redacção e assinada pelo presidente do organismo reitor do ciclismo luandense, Joseph Bebiano.

No entanto, fonte do Jornal de Angola realça que a APCIL opõe-se, redondamente, a muitas políticas da federação angolana da modalidade. "Relativamente ao processo de eleições na FACI fez-se uma convocatória para o passado dia 16 de Fevereiro, que foi ignorada pela Mesa da Assembleia Geral realizada no passado dia 12 de Dezembro, tendo esta ficado suspensa e sido proposta uma nova data", referiu.

De acordo ainda com o nosso interlocutor "a Assembleia teve como base a apresentação de relatórios do último quadriénio". Fez saber por outro lado que os relatórios correspondentes aos últimos quatro anos foram muito mal elaborados e utilizados, "actividades feitas por outras organizações, relatando como sendo da FACI".
O Jornal de Angola apurou, ainda, que no acto promovido pela Federação Angolana de Ciclismo apresentaram-se Associações com direito a voto sem terem feito nenhuma actividade nos últimos quatro anos, violando assim os pressupostos da Lei das Associações Desportivas, de 2014.

"Por outro lado, forçaram e retiraram direito de voto aos clubes legais, que praticaram e concomitantemente desenvolveram actividades nos últimos quatro anos, como constam dos relatórios apresentados pela FACI em Assembleia, alegando desconhecer tais agremiações", frisou a nossa fonte, acrescentando que isto reflecte também uma violação à Lei das Associações Desportivas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto