Mundo

Ataque causa 19 mortos no Níger

Pelo menos, 19 civis foram mortos na noite de sábado, durante um ataque à povoação de Gaïgorou, na região de Tillabéri (Oeste), perto do Mali, informaram, ontem, as autoridades locais à agência France-Press (AFP).

19/04/2021  Última atualização 10H45
© Fotografia por: DR
"Temos um recorde: no momento estamos no 19.º corpo (mortos) e há registo de dois feridos durante este ataque a Gaïgorou por homens armados, que surgiram em motorizadas", disse à AFP um responsável pelo município de Dessa, que administra a vila de Gaïgorou.

"Os suspeitos (inicialmente) encontraram pessoas nos cemitérios, onde estavam para participar num funeral e massacraram nove pessoas no local", disse o responsável.

Depois, os agressores, cuja identidade e número não foram determinados, "entraram na vila e dispararam contra qualquer pessoa que lhes apareceu", acrescentou.
O corpo da 19.ª vítima foi descoberto e enterrado na manhã de ontem, informou, ainda, a mesma fonte.

A região de Tillabéri está localizada na chamada área das "três fronteiras" entre o Níger, Mali e Burkina Faso, regularmente atingida por grupos jihadistas filiados à Al-Qaeda ou ao Estado Islâmico (EI).

"O que nos preocupa muito é essa escalada de violência e insegurança que se espalha na região. São a cobrança de 'zakat' (imposto islâmico), o sequestro de gado e hoje é a população civil que é massacrada", denunciou em Março Tidjani Ibrahim Katiella, o governador de Tillabéri, após um ataque sangrento a civis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo