Mundo

Autoridades garantem segurança a Navalny

Os serviços penitenciários russos dizem garantir a segurança do dirigente da oposição, Alexei Navalny, e confirmaram, ontem, que foi transferido para o estabelecimento prisional onde vai cumprir dois anos e meio de prisão.

27/02/2021  Última atualização 08H25
Alexei Navalny, foi transferido para o estabelecimento prisional © Fotografia por: DR
"Eu garanto que não existe nenhuma ameaça para a integridade física (de Alexei Navalny)”, disse o director do Serviço Penitenciário Federal, Alexandr Kalashnikov, à agência Interfax.
O director do organismo que solicitou a condenação sublinhou que Navalny "vai gozar de condições absolutamente normais”.
"O controlo vai ser garantido a cem por cento. E, se o desejar, poderá trabalhar em actividades produtivas”, afirmou.

O mesmo responsável confirmou a transferência de Navalny mas não precisou para qual centro penitenciário vai ser enviado nem se este se encontra em território da Rússia europeia ou da região siberiana.
"Por decisão do tribunal partiu para lá (...), foi tudo feito dentro da legalidade”, limitou-se a afirmar sobre a localização da cadeia.
Apesar de esta semana a Amnistia Internacional ter retirado Navalny da lista de "presos de consciência” por declarações passadas de "ódio” e de âmbito xenófobo, a Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Londres disse que "continua a campanha para a libertação imediata” do oposicionista. 

"Não devem ser feitas confusões. Nada do que Navalny disse no passado justifica a actual detenção, que é puramente política”, disse a ONG. A transferência de Navalny ocorre depois da Justiça russa ter recusado no passado dia 20 o recurso apresentado pelos advogados de defesa contra a pena de três anos e meio de prisão ditada contra o opositor por um antigo caso de fraude e lavagem de dinheiro.
Como esteve em prisão preventiva desde que foi detido desde que regressou da Alemanha, a 17 de Janeiro, e como esteve em regime de prisão domiciliária durante 10 meses, o opositor deve cumprir pouco mais de dois anos e meio de cadeia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo