Economia

Avarias em tractores causadas por mau uso

Sampaio Júnior (*) | Benguela

Jornalista

Informações sobre uma suposta inadequação dos tractores e alfaias montados na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo à lavoura em municípios de Benguela foi, ontem, desqualificada pelo director da Agricultura e Pescas e por um beneficiário do equipamento naquela província.

27/03/2021  Última atualização 14H20
© Fotografia por: DR
José Gomes, que dirige o pelouro naquela província, onde foram recebidos 50 tractores,  declarou que "não é verdade que as alfaias sejam frágeis e que estejam a comprometer a produção agrícola”. De acordo com o director,  o que acontece é que alguns agricultores dão uso indevido às alfaias, ao desbravar parcelas de terra em zonas rochosas, sendo de esperar que os equipamentos não resistam, por não terem sido fabricados para este fim. 

Ao contrário, para terras acidentadas e rochosas, os equipamentos a empregar devem ser máquinas de grande porte como bulldozers e retroescavadoras, sublinhou o responsável, notando que, quando operam em terras aráveis, como têm sido utilizados no Cubal, Ganda, Bocoio e Balombo por associações de ex-militares e outras unidades de produção agrícola, nunca há reclamações do género.

José Gomes destacou como "pertinentes” as medidas de política agrícola do Governo assentes na distribuição dos tractores, alfaias e outros inputs para a elevação da produtividade.
"Nós que recebemos tractores e alfaias e nunca tivemos problemas com os meios, que têm sido um ‘salva-vidas’ aqui no campo. Antes, utilizávamos bois, que levavam a um  processo de produção muito demorado”, afirmou o ex-militar do Perímetro Agrícola do Bocoio Agostinho Kaunda.

Lembrou que Angola atravessa uma crise financeira e social grave que dura décadas, sendo necessário incutir, na população jovem e activa, a ideia de que a agricultura é única saída possível, "ainda que o caminho até ela seja duro, longo e muito trabalhoso”, pelo que a contribuição do Governo, com a distribuição dos tractores e alfaias, "estimula o trabalho no campo”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia