Mundo

BAD: África oferece "incríveis oportunidades de negócio"

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, salientou esta sexta-feira, (23), as "incríveis oportunidades de negócio" no continente fruto da recuperação económica marcada pelo ambiente e alertou os investidores que "não podem ignorar África".

23/04/2021  Última atualização 13H08
© Fotografia por: DR

"O futuro parece melhor, ainda que desafiante, vamos crescer 3,4 por cento este ano, depois de uma quebra de 2,1 por cento no ano passado, a maior dos últimos 50 anos devido à pandemia, e a recuperação será feita em todo o lado e oferece incríveis oportunidades de negócios", disse o banqueiro, durante a sua intervenção no Fórum de Investimento Verde UE-África.

O evento sob o tema "O futuro verde de África, novas vias de investimento para um desenvolvimento inclusivo sustentável", organizado pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento.

"A recuperação tem de ser verde e tem de construir resiliência ao clima, tem de aumentar os investimentos verdes, tem de garantir mais espaço para o setor privado para reduzir a dívida dos governos, tem de fomentar um crescimento inclusivo, com mais oportunidades para jovens e mulheres, e tem de aproveitar as novas oportunidades de negócios, especialmente na economia digital", defendeu Adesina.

Destacando o papel do sector privado na recuperação económico e complementando o investimento público, o presidente do BAD vincou que "as pequenas e médias empresas terão um papel crucial" no relançamento das economias africanas, afectadas pela pandemia e pela crise da dívida que dificulta o financiamento do desenvolvimento económico.

"As necessidades massivas de infra-estruturas são uma enorme oportunidade para investimentos verdes, entre 130 e 170 mil milhões de dólares [107 e 141 mil milhões de euros] por ano, mas temos de mudar a mentalidade e deixar de apostar na infra-estrutura mais barata, passando a defender a que muda a economia; não interessa construir rapidamente uma estrada, interessa sim saber quanto tempo vai durar essa estrada", exemplificou o líder do BAD, o maior banco multilateral africano.

Passando em revista os principais investimentos e a criação de diversos instrumentos de financiamento para vários sectores, como a transição energética e as energias renováveis, Adesina salientou a emissão de títulos de dívida 'verde', os 'green bonds', apontando que "a emissão de 2,5 mil milhões de dólares [2 mil milhões de euros] já permitiu apoiar vários projetos, um deles em Cabo Verde".

"África já é verde, só precisa de ser mais verde, precisamos de mais euros para apoiar o crescimento verde no continente e não pensem que não podem fazer negócio em África, pensem antes no que estarão a perder se não o fizerem", concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo