Economia

BAD vai investir 10 biliões de dólares em energia

O Banco Africano o de Desenvolvimento (BAD) espera investir, nos próximos cinco anos, cerca de 10 biliões de dólares no sector de energia.

14/01/2021  Última atualização 11H38
investir, no sector de energia. © Fotografia por: DR
A garantia foi dada pelo presidente do BAD, Akinwumi Adesina. O responsável exortou os líderes mundiais a discutirem a transição global para a energia limpa como parte de uma recuperação verde e identificar as acções que podem ser tomadas para apoiar o processo.
Segundo Adesina, o BAD não vai financiar mais projectos de carvão, assegurando  que a instituição priorizou as energias renováveis como pilar da sua estratégica de "Light Up and Power Africa”.

Akinwumi Adesina teceu estas considerações na mesa-redonda virtual COP26 sobre transição de energia limpa, sob o tema "Alcançar uma rápida mudança para sistemas de energia verdes, acessíveis e resilientes”, realizada na terça-feira. "O banco esteve na vanguarda de projectos transformadores de energia renovável em África, incluindo os projectos solares concentrados em larga escala em Marrocos e o projecto de energia eólica do Lago Turkana, o maior da África Subsaariana”, disse Akinwumi Adesina.
Um dos principais projectos a executar é o programa "Desertto-Power”, avaliado em 20 biliões de dólares, que desenvolve esforços para construir a maior zona solar do mundo na região do Sahel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia