Economia

BAI vai fazer entrada de capital na Bodiva

O Banco Africano de Investimento(BAI) pretende, até Maio de 2022, aplicar até 15 por cento do seu capital em bolsa na Bodiva, de acordo com o presidente do Conselho de Administração(PCA) do BAI, Luís Lélis.

05/03/2021  Última atualização 09H23
© Fotografia por: DR
Segundo o PCA, no âmbito do Fórum Bodiva, o Conselho de Administração do BAI decidiu, há seis meses, orientar a comissão executiva a trabalhar no processo de abertura de capital do banco em bolsa, faltando, neste momento, a decisão final dos accionistas do banco.

"É nossa expectativa que os accionistas venham autorizar esta operação e pensamos que entre Abril e Maio de 2022, nós teremos condições de abrir o capital em bolsa na Bodiva”, informou.
O encontro serviu ainda para o lançamento da segunda edição da revista " A Bolsa-O raio x do mercado”, publicação anual da Bodiva que contempla todas as actividades nos mercados por si geridos, agora disponíveis ao público.
Prémios

O Banco de Fomento Angola(BFA) liderou a premiação Denominada "Tchiluanda” promovida pela Bodiva, para galardoar alguns dos 26 membros que mais se destacaram em 2021, na bolsa de valores de Angola.
O BFA notabilizou-se em três das 6 categorias, nomeadamente, "maior número de contas de custódia abertas, "maior montante negociado no mercado de dívida pública e uma menção honrosa, por se tornar o primeiro operador preferencial de títulos do tesouro.
Nas categorias, maior montante de compras interbancárias e maior número de integrações na CEVAMA, o vencedor  foi o BAI e BAIGEST, respectivamente.

Na classificação para "maior montante de vendas interbancárias” ficou o Banco Millennium Atlântico(BMA).
O BFA dividiu as mensões honrosas com o BNA e o BPC e este último por ter se estreado no registo de operações nos mercados regulamentados tendo um papel significativo nos montantes negociados no ano de 2020.

Vânia Inácio

Jornalista

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política