Regiões

Bairro Txizainga com nova escola

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Mais de 1.200 alunos do bairro Txizainga II, em Saurimo, que estudavam em condições precárias contam, desde ontem, com uma escola do ensino primário, com 14 salas de aula, inaugurada pelo governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, em homenagem à antiga professora Maria da Costa Africano, reformada há quatro anos.

03/03/2021  Última atualização 10H54
Nova escola bairro Txizainga II © Fotografia por: Edições Novembro
As obras do novo estabelecimento de ensino duraram 14 meses e ficaram orçadas em 150 milhões de kwanzas.
Em nome dos alunos, Iria Matuca Jamba enalteceu os esforços do Governo  e disse que a nova escola garante dignidade às crianças que no passado frequentavam aulas em salas construídas à base de chapas e em igrejas.
Para o regedor Domingos Sameneca, a construção da escola resulta de vários encontros mantidos entre o Governo e as autoridades tradicionais. Defendeu a necessidade de se preservar e manter a vigilância para que os delinquentes não a destruam.

Para o governador Daniel Neto, a construção da escola vai ajudar a inserir parte dos cerca de 15 mil alunos que se encontram fora do sistema normal de ensino. Garantiu que, no mesmo bairro, está em curso a construção de outra escola, com 48 salas de aula, que dentro de seis meses será concluída. Apelou aos professores, pais e encarregados de educação a conservarem o empreendimento, a fim de servir outras gerações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões