Mundo

Banco Mundial financia programas de vacinação nos países em desenvolvimento

O Banco Mundial vai usar 12 mil milhões de dólares para apoiar os programas de vacinação nos países em desenvolvimento, nos quais se inclui Cabo Verde e Moçambique, através de doações ou "empréstimos altamente concessionais.

01/02/2021  Última atualização 22H20
Banco Mundial, vai apoiar programas de vacinação © Fotografia por: DR
O anúncio foi feito pelo presidente do Banco Mundial, David Malpass, num comunicado que se segue ao encontro virtual mantido na semana passada sobre a estratégia de financiamento e distribuição das vacinas em África. De acordo com a agência de informação financeira, o dinheiro será desembolsado através de doações ou "com termos altamente concessionais", ou seja, a taxas de juro muito abaixo das praticadas pela banca comercial, disse David Malpass.


"Estamos a preparar um financiamento de emergência para os projectos de vacinação em 21 países africanos, incluindo a República Democrática do Congo, Etiópia, Níger, Moçambique, Tunísia e Cabo Verde, entre outros", disse o banqueiro, garantindo que "os fundos estão disponíveis agora". De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (ÁfricaCDC), o custo de vacinar 60% dos 1,3 mil milhões de africanos está entre os 10 e os 15 mil milhões de dólares.


O país já garantiu 36% das necessidades da vacina, com 25% das doses a virem da Iniciativa Covax e 11% de um programa particular da União Africana, mas ainda assim está bastante atrasado relativamente ao resto do mundo em termos de aquisição e inoculação da população, depois de as nações mais ricas terem garantido as primeiras vacinas disponíveis. 

"Desde o surto da Covid-19 em Março do ano passado, o Banco Mundial reservou 25 mil milhões de dólares para apoiar os países africanos na recuperação económica e de saúde, e esperamos garantir mais 15 mil milhões de dólares até Junho", disse David Malpass.

 "Apelamos aos líderes africanos para agirem rapidamente e garantirem vacinas para as populações, e usarem o financiamento que temos disponível", acrescentou.
África registou nas últimas 24 horas mais 552 mortes por Covid-19 para um total de 91.006 óbitos, e 15.596 novos casos de infecção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo