Economia

Banco Yetu vai facilitar financiamento no mercado

O Ministério da Economia e Planeamento e o Banco Yetu assinaram, ontem, em Luanda, um memorando de entendimento que vai facilitar e disponibilizar meios financeiros para projectos de produção de bens considerados prioritários.

20/01/2021  Última atualização 10H30
Responsável do Banco Yetu (à esquerda) e o secretário de Estado para a Economia (centro) © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
A iniciativa tem também como objectivo reforçar o acesso ao crédito bancário no mercado angolano, no quadro da orientação do regulador para as políticas creditícias.

Com a aposta no desenvolvimento económico e social, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), o banco Yetu disponibilizou, até ao momento, 2,3 mil milhões de kwanzas para o financiamento de vários projectos aprovados e executados.

 Em 2020, a instituição bancária ocupou o 5º lugar, com 15 operações de crédito. No âmbito do PRODESI, dispõe de 15 projectos financiados, cinco aprovados, perfazendo 20 projectos programados, nas províncias do Cuando Cubango, Huambo, Benguela e Luanda. Para 2021, o Banco Yetu é a primeira instituição financeira a reforçar a parceria creditícia.
O memorando foi assinado pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, e da parte da entidade bancária firmou o documento o presidente do Conselho de Administração do Banco Yetu, Rosário Matias.
 
Aposta forte

Após a assinatura do acordo, o presidente do Conselho de Administração do Banco Yetu, Rosário Matias, disse que o montante disponibilizado está definido em função da qualidade dos pedidos endereçados.
A instituição bancária poderá aprovar outros sem grandes sobressaltos.

Destacou que na sua estratégia e visão do crédito associado ao PRODESI, o Banco Yetu prioriza os financiamentos aos empresários, cooperativas e operadores económicos entre outros clientes de todo o país, consoante as suas necessidades.
 A grande prioridade tem sido as províncias do interior do. Como prova disso, os créditos já desembolsados, em primeiro lugar está a província do Cuando Cubango seguida do Huambo.
 
Incentivo à produção

Na ocasião, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, garantiu estar satisfeito com a parceria, sendo que além dos actos de financiamento na economia nacional, o Banco Yetu é também, um parceiro experiente que veio intensificar as actividades de parceria com o Ministério da Economia e Planeamento.

Como prova, disse, o Banco Yetu foi um dos distinguidos em 2020 com o prémio de "Alto Desempenho” pelas operações de financiamento da economia real, com destaque para o sector produtivo, ocupando o 5º lugar.
"Estamos satisfeitos por podermos intensificar as operações de crédito no âmbito do PRODESI”, destacou Mário Caetano João, tendo augurado que a instituição financeira possa aumentar o grau de classificação, saindo do quinto lugar e ocupar as primeiras filas.

Sectores para financiamento

 O memorando de entendimento visa criar financiamento de crédito em mais de 20 sectores de produção, nomeadamente investigação e pesquisa aplicada, agropecuária de ciclo curto e longo, indústria salineira, aquicultura comercial e comunal, pesca artesanal e pesca semi-industrial e industrial.
Consta ainda o financiamento às cooperativas, micro e pequenas empresas, com destaque para as incluídas no programa de fomento industrial rural, bem como convénios para a compra e venda no comércio e serviços de logística rural.

Há ainda convénios para a aquisição da produção nacional, meios e transporte incorporados na actividade produtiva directa, instalação de redes privadas, sistemas de energias renováveis, irrigação e abrasamento de animais, entre outros projectos.
 Podem ainda ser financiados, por intermédio deste memorando de entendimento, serviços de oficinas de manutenção de meios de transportes, máquinas, reciclagem de resíduos sólidos e recauchutagem, serviços de embalagens, armazenagens refrigeradas, congeladas de cargas, acomodação de cargas e transportes.

Consta ainda o financiamento de capital circulante, financiamento de contrato mercantil de compra e venda futura nos termos do Decreto Presidencial 23/19, de 14 de Janeiro, investimento para a produção que se destina à exportação.
 Desde a operacionalização do PRODESI, em 2018, dos sectores que já beneficiaram de financiamentos lidera a agricultura, seguidos das áreas de distribuição logística e da agropecuária.

Para este ano, o Banco Yetu recebeu vários pedidos ligados ao sector agrícola, pescas, aquicultura e outros associados a empresas de tecnologia, que vão dar suporte à distribuição e logística, bem como projectos ligados à pesquisa e apoio agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia