Economia

Bancos comerciais contam com Centros de Custódia

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

Um Centro de Custódia de Valores do Banco Nacional de Angola (BNA) foi inaugurado recentemente em Santa Clara, província do Cunene, com a finalidade de atender os bancos comerciais locais, quer no que respeita aos levantamentos, quer aos depósitos da massa monetária circulante.

26/01/2021  Última atualização 20H40
Os serviços vão permitir a redução de custos dos bancos comerciais e fomentar empregos © Fotografia por: Domingos Calucipa | Edições Novembro
O centro, inaugurado pelo vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias, na presença do vice-governador do Cunene para o Sector Político, Económico e Social, Apolo Ndinoulenga, vai funcionar dentro da dependência do Banco de Poupança e Crédito (BPC) em Santa-Clara, numa parceria entre as duas entidades financeiras.

 Manuel Tiago Dias disse que o Centro de Custódia de Valores de Santa-Clara passa a ser um representante do BNA na província do Cunene, e vai permitir que os bancos comerciais locais possam efectuar depósitos e levantamentos de notas e moedas metálicas para atender os seus clientes.

Por outro lado, assinalou, esse serviço vai permitir também a redução de custos por parte dos bancos comerciais, dado que anteriormente tinham de se deslocar constantemente à Delegação regional do BNA na cidade do Lubango (Huíla), num percurso de mais de 400 quilómetros.

O responsável assegurou que doravante o BNA vai encarregar-se do transporte  do numerário de e para o Centro de Custódia de Valores da província. E como resultado do saneamento que será feito por essa dependência, continuou, o banco central vai ocupar-se igualmente do alívio do numerário, ou seja o transporte daquelas notas que não estiverem aptas para a circulação.

O director regional sul do Banco de Poupança e Crédito, Álvaro Vigário, disse que o Centro de Custódia de Valores de Santa-Clara é um projecto pensado há dois anos, mas que só não foi implementado antes devido ao surgimento da pandemia de coronavirus.

 De acordo com o responsável, as pessoas agora não terão necessidade de se deslocar ao Lubango para depositar ou levantar valores, reduzindo assim os custos com a transportação. "O BPC em parceria com o BNA, através do Centro de Custódia de valores, desempenhará essa função de distribuição e alocação de meios monetários para a actividade comercial bancária na região”, sustentou Álvaro Vigário.

   O vice-governador do Cunene, que aplaudiu a abertura da representação do BNA, disse que vai permitir que a província tenha em circulação notas com melhor qualidade, e mais dinheiro nos terminais de pagamento electrónico.

Namibe

Em Dezembro de 2020, o BNA inaugurou o centro de custódia de valores no Namibe. Situado junto à sede do Banco do Angolano de Investimentos (BAI), o centro vai prestar um serviço de tratamento e saneamento do numerário, prestado pelo banco BAI, em representação do BNA.
A partir de agora, os bancos comerciais poderão fazer depósitos em numerário e levantamentos em notas e moedas metálicas, a partir do referido centro de custódia.

A expectativa, de acordo com o vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias, é que se melhore substancialmente a qualidade das notas e moedas metálicas que os bancos comerciais vão colocar à disposição dos utentes dos serviços do Namibe.

"O Conselho de Administração BNA, quando decidiu pela abertura da custódia do Namibe, sondou vários bancos comerciais que operam localmente, o BAI mostrou-se disponível e da análise que fizemos de todos as candidaturas, entendemos ficar com o BAI, porque reunia os requisitos necessários para prestar esse serviço”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia