Sociedade

Barreiras na via e testes ao álcool estão suspensos

Manuela Gomes

Jornalista

As barreiras nas estradas de Luanda, os testes com bafómetro aos automobilistas, bem como a realização de “Operação Stop”, com o uso de cones e outros dispositivos de sinalização, usados pela Polícia Nacional, estão suspensos temporariamente, desde quarta-feira, para acautelar comportamentos excessivos por parte de alguns agentes, quando do cumprimento das atribuições.

26/02/2021  Última atualização 13H13
Polícia Nacional © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com uma nota do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, a medida orienta os efectivos  apenas efectuarem o patrulhamento auto, à noite, para possíveis intervenções em caso de acidentes ou regularizar o movimento nas estradas.

A corporação deverá gizar um plano de "Operação Stop”, planificado quinzenalmente e devidamente aprovado superiormente, com base em acções direccionadas, de acordo com as contravenções tidas como preocupantes em cada território, diz a nota.
Em declarações à  Rádio Luanda, o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel, disse que, "de agora em diante, a actuação da corporação será pedagógica, de modo a contribuir para a protecção da vida dos utentes da via e prevenção de acidentes”. Relativamente às "Operações Stop”, salientou que essas não podem servir de embaraço ao trânsito, devendo acontecer com base numa planificação, tendo em conta uma condição específica, com carácter preventivo.


Reacções

O automobilista Simão Diniz "encarou a medida como vantajosa e desvantajosa”, alegando que "algumas actuações da Polícia causaram mais embaraço ao trânsito rodoviário e noutras chegaram a pôr em perigo a vida dos utentes da via”, pois "alguns marginais aproveitavam-se das longas filas de carros para fazer das suas, particularmente no período nocturno”. "Eu, pessoalmente, já fui vítima disso”.

Engrácia Mota é contra a medida. Para ela, as operações são uma forma de se evitar o número de mortes em acidentes de viação, que, "nos últimos anos, são preocupantes, a maioria protagonizada por pessoas que conduziam sob efeito de bebidas alcoólicas”.  
Sérgio Alexandre, condutor há sete anos, é consumidor de bebidas alcoólicas e já foi autuado pela Polícia Nacional. Desaconselha os automobilistas a conduzirem sob  efeito de álcool.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade