Economia

BFA Gestão de Activos é membro de Associação Africana de Fundos de Investimentos

A BFA Gestão de Activos é a primeira instituição financeira não bancária angolana a fazer parte, como membro efectivo da Associação Africana de Capital Privado e Capital de Risco, na sigla inglesa AVCA, instituição que representa a indústria de fundos de investimento no continente africano.

02/02/2021  Última atualização 16H15
© Fotografia por: DR
O lançamento de quatro novos fundos de investimento, num ano de grandes desafios macroeconómicos, como consequência directa da crise global da Covid-19, a BFA Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo SA, (BFAGA), provou resistir ao teste dos tempos, ao que lhe valeu a aceitação na African Private Equity and Venture Capital Association (AVCA), na categoria de General Partners (GP), adianta o banco em comunicado.

Importa destacar que, a BFAGA terminou o semestre com uma quota de 58 por cento do mercado de Organismos de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários, o que representa um crescimento de 4,0 por cento face o início do ano de 2020. Destaca-se ainda o fundo BFA Protecção – um Fundo de Investimento em Valores Mobiliários Fechado, que atingiu uma valorização de 81,18 por cento em um ano, tornando-se no fundo com a melhor performance do mercado.

 O Fundo teve como objectivo efectuar aplicações em oportunidades detectadas no mercado monetário em Angola. O montante inicial angariado, totalmente subscrito, foi de 8,5 mil milhões de kwanzas. "Numa era de redefinição socioeconómico global, este marco histórico representa a ambição da BFAGA em destacar-se como um símbolo de resiliência e tenacidade no mercado angolano e isto como resultado do trabalho árduo da equipa técnica e o irrefutável compromisso com os investidores e com o desenvolvimento do mercado”, declarou o Rui Oliveira, presidente da Comissão Executiva da BFAGA.

A BFAGA é uma sociedade de direito privado angolano, que faz parte do universo financeiro do Banco de Fomento Angola. Com um património próprio e autonomia administrativa e financeira está registada na Comissão do Mercado de Capitais desde Dezembro de 2016.

Líder no mercado e com uma equipa de profissionais, especializada em mercados financeiros, a BFAGA dedica-se a gestão profissionalizada de vários organismos de investimento colectivo (OIC) / Fundos de Investimento, bem como da comercialização de unidades de participação e prestação de serviços de consultoria de investimento. A sua carteira de clientes é composta por investidores institucionais, empresas e retalho.

Já a AVCA é o organismo pan-africano que promove e permite o investimento privado em África. Com uma base de membros global e crescente, os membros da AVCA abrangem firmas de private equity e venture capital, investidores institucionais, fundações e doações, fundos de pensões, instituições financeiras de desenvolvimento internacional, serviços profissionais, academia e outras associações. Como membro, a BFAGA junta-se agora a outras sociedades de renome regional e internacional como a Actis, CDC Group, Helios Partners, Proparco, Carlyle Group entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia