Mundo

Biden e Merkel pedem retirada de militares da fronteira com Ucrânia

O presidente norte-americano, Joe Biden, e a chanceler alemã, Angela Merkel, apelaram hoje à Rússia para que reduza a sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.

14/04/2021  Última atualização 22H15
Chefe de Governo alemã manteve hoje uma conversa telefónica com Biden © Fotografia por: DR

Segundo comunicado do gabinete de Angela Merkel, a chefe de Governo alemã manteve hoje uma conversa telefónica com Biden, durante a qual ambos concordaram em apelar à Rússia para "que reduza os seus recentes reforços de tropas" na fronteira oriental da Ucrânia, a fim de permitir "uma desescalada" da situação.

Antes, a ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, acusou a Rússia de "provocação" e saudou a Ucrânia pela sua "contenção", indicando que o reforço de tropas na fronteira é seguido "com preocupação". 

Segundo o gabinete do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, cerca de 80.000 soldados russos estão estacionados na fronteira com a Ucrânia e na Crimeia.

Os Estados Unidos estimam que a Rússia deslocou nos últimos dias entre 15.000 e 25.000 soldados para a Crimeia ou para próximo da fronteira com a Ucrânia.

A representante norte-americana na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Courtney Austrian, afirmou que a concentração de tropas russas na fronteira com a Ucrânia é a maior desde 2014.  

"As actividades militares unilaterais da Rússia servem apenas para desestabilizar ainda mais uma situação já volátil e ameaçam desfazer o frágil cessar-fogo no leste da Ucrânia", disse a representante dos Estados Unidos na OSCE.

A reunião do Conselho Permanente da OSCE, convocada a pedido da Ucrânia, abordou hoje o movimento de tropas russas, no quadro de um mecanismo da organização multilateral para fomentar a transparência e a confiança mútua. 

A delegação russa, que participou no encontro de hoje depois de ter estado ausente de uma reunião semelhante no sábado passado, referiu que a Ucrânia é que está a realizar "actividades militares inusuais" na região de Donbass, onde desde 2014 o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos se defrontam desde 2014.

A União Europeia (UE), Estados Unidos e Canadá destacaram hoje, porém, o "facto positivo" de a Rússia estar presente no fórum da OSCE para analisar a situação, lamentando, contudo, a atitude "pouco construtiva" de Moscovo, "que não avançou qualquer informação nova ou relevante".

A UE referiu que as explicações russas "dificilmente podem considerar-se satisfatórias", uma vez que não dão qualquer informação relevante para justificar um movimento de tropas tão inusitado.

Nesse sentido, pediu à Rússia que participe "de boa-fé" na reunião e que mostre "uma transparência total" sobre as suas actividades militares, algo a que está comprometida no mecanismo da OSCE, conhecido como "Documento de Viena".

A Rússia, contudo, enfatizou que pode movimentar as suas tropas dentro do seu território com total liberdade e que o Ministério da Defesa russo enquadrou a movimentação de tropas para a fronteira com a Ucrânia na avaliação anual da capacidade de suas Forças Armadas após o inverno. 

Já hoje, a Rússia afirmou que pelo menos cinco aviões de transporte militar dos EUA chegaram à Ucrânia nos últimos dias.

"Só nos últimos dias chegaram a território da Ucrânia cinco aviões de transporte militar procedentes de bases aéreas norte-americanas", declarou Nikolai Patrushev, o secretário do Conselho de Segurança russo, numa reunião realizada na Crimeia, a península anexada pela Rússia em 2014.

Segundo o gabinete do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, cerca de 80.000 soldados russos estão estacionados na fronteira com a Ucrânia e na Crimeia.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo