Economia

Bié: Construção da barragem de Camacupa arranca este mês

As obras para a construção da Barragem Hidroeléctrica de Camacupa, ao município com o mesmo nome, a ser erguida no curso do rio Kunje, ao Centro geodésico de Angola, arrancam dentro dos próximos sete dias, para um período de um ano.

17/05/2021  Última atualização 19H07
© Fotografia por: DR

Há dias, a Administração Municipal de Camacupa recebeu do Ministério da Energia e Águas a notificação do pagamento dos primeiros 25 por cento parcelares à empresa seleccionada para a execução da empreitada.

 O Jornal de Angola soube da administração local que a infra-estrutura deve ser entregue em Maio de 2022.

Com o fim da construção, avaliada em 28,16 mil milhões de kwanzas, o município irá reforçar a sua capacidade actual de fornecimento de energia eléctrica, de aproximadamente 1,3 megawatts, com mais 1,8 megawatts. Se os geradores forem totalmente recuperados, até lá, Camacupa terá uma capacidade total de energia de 4,3 megawatts.

Camacupa, um dos mais emblemáticos municípios da província do Bié, que já foi um importante celeiro do país, tem dois grupos geradores, que apoiam a sede municipal, sendo um de 1,2 megawatts (com funcionamento bastante irregular) e outro de 1,3 megawatts, que fornece, todos os dias, metade da sua capacidade instalada.

"Concluída a nova barragem hidroeléctrica, estaremos minimamente satisfeitos, em termos de energia, e nos restará apenas convidar os empresários, que querem investir no município, a fazê-lo, dada a qualidade das terras aráveis locais e abundante água, que potenciam qualquer indústria”, garantiu o administrador municipal de Camacupa, José Loupinho.

Em desenvolvimento...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia