Regiões

Bié é uma das províncias com mais investimentos

Matias da Costa | Cuito

Jornalista

A província do Bié está entre as cinco que regista o maior número de investimentos em infra-estruturas sociais, segundo um relatório sobre as acções do Executivo apresentado nesta sexta feira (30), no Cuito, pelo Movimento Nacional Angola Avante.

30/04/2021  Última atualização 18H00
© Fotografia por: DR
O relatório sobre o actual modo de governação levou 45 dias de pesquisas nas sedes municipais da província, que apurou as obras desenvolvidas no do Bié, no mais variados domínios, desde 2017.

O documento destaca a chegada da linha de transporte de energia eléctrica da Barragem de Laúca, que tornou o Bié como a terceira província com maior índice no fornecimento de energia eléctrica e quarta cidade mais limpa do país.

O estudo destaca, igualmente, a extensão do Ensino Superior na província, que passou de dois para cinco institutos superiores. O mesmo acontece na distribuição de água potável, onde há melhorias significativas com a construção de quatro sistemas nos municípios do Cuemba, Nharea, Cunhinga e Cuito.

Segundo o documento, essas acções estão a criar milhares de postos de trabalho directos, sobretudo para jovens recém-formados na província e de outras regiões do país.

O nível de desenvolvimento da província abrange, também, o sector da Saúde. A construção de hospitais de referência permitiu enquadrar mais de 1.500 novos profissionais de Saúde e ampliar para 600 o número de camas hospitalares.

O governador do Bié,  Pereira Alfredo, que testemunhou o acto de divulgação do relatório, apontou a necessidade de existir uma maior divulgação destas informações para o conhecimento da população.

Pereira Alfredo garantiu que a construção de infra-estruturas sociais constitui o elemento estratégico da governação.

O vice-presidente do Movimento Angola Avante, Mateus Sebastião, apelou à sociedade a se juntar no trabalho de construção de uma Angola mais próspera.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões