Cultura

Bié relança prémio literário provincial

João Constantino | Cuito

Jornalista

O prémio provincial de literatura do Bié, agora denominado Samuel Pequenino, em homenagem póstuma e reconhecimento ao professor e escritor homónimo, pela sua dedicação na promoção de obras literárias a nível da província, vai ser relançado este ano.

26/05/2021  Última atualização 08H10
Relançamento do concurso é um incentivo aos autores locais © Fotografia por: João Constantino | Edições Novembro | Cuito
A informação foi avançada segunda-feira, na cidade do Cuito, pelo director do gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Bié,  Nelson Quintas, durante a cerimónia de relançamento do prémio, que esteve paralisado há dois anos.
O concurso, que doravante passa a contar com duas categorias (A e B), sendo a primeira para escritores consagrados e a segunda para estreantes,  tem como objectivo dinamizar a produção literária da província, incentivar e revelar novos talentos e despertar o génio criativo dos jovens da classe literária, artística e incentivar a produção de textos literários.

Na ocasião, o director do gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Bié sublinhou ser um momento de viragem e restauração, caracterizando o concurso como o mais importante no ramo da cultura, inclinado na valorização daqueles que se dedicam à escrita.
Nelson Quintas destacou, ainda, que o sector que dirige controla 25 escritores distribuídos nos nove municípios da província, sendo o Cuito com a maior representatividade. "O relançamento do Prémio Provincial de Literatura vai revitalizar e incentivar novos talentos para o respectivo seguimento das artes, servindo de estímulo aos es-critores produtores de obras literárias”, disse.

Para o governador da província  do Bié, Pereira Alfredo, o relançamento do prémio enquadra-se numa estratégia maior do Executivo angolano, cujo objectivo é desenvolver e valorizar as artes, reconhecendo o seu valor social e económico, dentro de uma di-
mensão mais ampla sobre a qual se inserem um conjunto de programas dentre estes o plano provincial de leitura.

O governante destacou que a nível da província estão em curso a requalificação da Embala Ecovongo e do Cemitério Monumento, com vista a criar lugares de atracção turística na região, bem como a materialização de estudos sobre a criação de mais espaços para a exposição de artefactos e produtos de vários artesãos e obras artísticas diversas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura