Economia

BNA dinamiza economia com juros mais baixos

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai ter espaço para impulsionar a economia com taxas de juros mais baixas, assim que a inflação começar a desacelerar, ainda este ano, disse o ministro de Estado para a Coordenação Económica.

23/04/2021  Última atualização 13H40
Banco central tenta moderar o crescimento dos preços pelo ajuste do montante de kwanza em circulação © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
Manuel Nunes Júnior disse à Bloomberg que o banco central deixou a taxa básica inalterada em 15,5 por cento durante quase dois anos, mesmo com alguns bancos centrais africanos flexibilizando a política em 2020 para apoiar as economias contra o impacto negativo da Covid-19."Em 2020, a clara trajectória de queda da taxa de inflação foi interrompida pelo impacto da Covid-19”, disse Nunes Júnior em resposta, por escrito, às perguntas da agência de notícia norte-americana."Neste ano, vamos retomar a trajectória de queda da inflação e criar os fundamentos económicos para que as taxas de juros nominais possam ser ajustadas para baixo”, afirmou.

Segundo Manuel Nunes Júnior, ao invés de recorrer à política monetária, o BNA tem tentado moderar o crescimento dos preços pelo ajuste do montante de kwanza em circulação e mantendo-o em linha com as metas de inflação. Isso, explicou, porque muitas das pressões sobre os preços no país resultam do aumento dos custos de importação após uma desvalorização do kwanza, ao invés da procura."O problema das taxas de juro em Angola tem a ver com a estrutura da economia, que ainda é muito dependente das importações, mas depende de um único produto para exportar”, disse, referindo-se ao petróleo, que representa cerca de 90 por cento da receita angolana de exportação. Estrutura económica
Manuel Nunes Júnior assegurou que reduzir os custos dos empréstimos num contexto de alta inflação levaria a taxas de juros reais negativas e causaria sérias distorções na economia, especialmente no sistema bancário. Para o ministro de Estado para a Coordenação Económica, o país está agora numa posição muito melhor para controlar o crescimento dos preços. Embora ainda esteja alta, em 24,8 por cento, a taxa de inflação nacional caiu em relação a Dezembro. A taxa estava em mais de 40 por cento no final de 2016 e caiu abaixo de 20 por cento em 2019, até que a moeda começou a enfraquecer.

A economia angolana deverá crescer cerca de 1,0 por cento este ano, após cinco anos consecutivos de contracção, graças ao crescimento em sectores como a Agricultura e Construção, associado a reformas para diversificar a economia, disse Nunes Júnior.A recuperação observada nos preços do petróleo também ajudou a estabilizar as reservas totais do país em cerca de 15 mil milhões de dólares, o equivalente a 12 meses de importações. O kwanza ganhou cerca de 3,0 por cento face ao dólar desde Outubro, altura em que atingiu um mínimo histórico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia