Economia

BNA inicia avaliação para equivalência

Vânia Inácio

Jornalista

O Banco Nacional de Angola em parceria com a Associação Angolana de Bancos (ABANC) realizou, esta se-mana, por vídeoconferência, o Fórum de Equivalência de Supervisão, para efectuar o lançamento do início do Processo de Avaliação e Revisão pelo Supervisor (SREP) no Ciclo Anual de Supervisão 2021.

09/04/2021  Última atualização 14H45
© Fotografia por: DR
De acordo com uma nota publicada no site da instituição, o SREP foi lançado no âmbito do Projecto de Equivalência de Supervisão e Regulação e, na mesma sessão, o administrador Pedro Castro e Silva, que procedeu a abertura do certame, aproveitou a oportunidade para realçar a importância do Projecto de Equivalência de Supervisão e Regulação.

Disse que a iniciativa visa também reforçar a estabilidade financeira, a protecção dos consumidores e investidores e a transparência do Sistema Financeiro Angolano, em linha com os padrões internacionais, para facilitar o processo de avaliação da referida equivalência pela Autoridade Bancária Europeia (EBA).

No mesmo evento, o director do Departamento de Supervisão Bancária, Elavoko João, destacou o estágio da implementação do Processo de Auto-avaliação da Adequação do Capital Interno (ICAAP) e do Processo de Auto-avaliação da Adequação da Liquidez Interna (ILAAP). Os principais desafios que são enfrentados pelas instituições financeiras, com maior ênfase, passam pela capacitação dos recursos humanos.

No âmbito do Ciclo Anual de Supervisão 2021, ressaltou ainda, que a implementação do SREP permitirá ao BNA exercer uma supervisão que garanta a monitorização efectiva do modelo de negócio, governo e gestão do risco e posições de capital e liquidez das instituições supervisionadas, salvaguardando a respectiva solvabilidade e resiliência financeira a longo prazo.

No primeiro painel do fórum, os especialistas do BNA debruçaram-se sobre as distintas fases do Ciclo Anual de Supervisão 2021, aberto oficialmente, ao passo que, no segundo painel, foi feito o enquadramento das principiais reformas regulatórias de natureza prudencial efectuadas pelo Banco Central, em sede do Projecto de Equivalência de Supervisão e Regulação. Já no terceiro painel, especialistas das áreas de gestão de risco do Banco Angolano de Investimentos (BAI) e do Banco de Fomento An-gola (BFA) partilharam as experiências sobre a implementação do exercício de ICAAP e ILAAP nas respectivas instituições.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia