Economia

Brent custa 54,97 dólares

O preço do barril do petróleo Brent (referência do petróleo angolano) para entrega em Abril abriu a secção de ontem, no mercado de futuros de Londres nos 54,97 dólares o barril (numa variação diária de 54,61 - 55,86).

02/02/2021  Última atualização 10H41
Barril de petróleo Brent © Fotografia por: Arquivo
O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Março terminou na passada sexta-feira, 29, no mercado de futuros de Londres em alta de 0,68 por cento, para os 55,89 dólares o barril.

Novos relatórios

Os preços do petróleo subiram durante a noite depois que novos relatórios indicaram que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estão a cumprir com as metas de produção acordadas e não cedendo à tentação de bombear mais em um esforço para lucrar com os actuais preços favoráveis.
Na segunda feira, os futuros do WTI subiram 1,17 por cento, a 52,79 dólares o barril, enquanto os futuros do Brent subiram 1,42 por cento (54,97), para a entrega em Abril.

A disciplina é ainda mais impressionante devido à intensa pressão orçamental sob a qual muitos membros da OPEP estão sujeitos.
O Iraque, o segundo maior produtor do bloco, abriu negociações na semana passada com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um resgate. O Governo iraquiano redigiu um corte de 20 biliões de dólares nos gastos este ano.

Fusões à vista

Os executivos da Exxon Mobil  e da Chevron realizaram conversas preliminares sobre a fusão de suas empresas.
As negociações são provisórias e que não há discussões em andamento no momento. No entanto, o simples facto de terem ocorrido é uma forte indicação da pressão que a grande indústria do petróleo sofreu no ano passado, à medida que a pandemia acelerou as tendências de afastamento do consumo de petróleo e gás e em direcção a fontes de energia mais verdes.
As acções da Exxon Mobil subiram 1,47 por cento nas negociações de pré-mercado com as notícias, enquanto as acções da Chevron subiram 1,88. Ambas as acções caíram para mínimos de três semanas, na esteira dos resultados trimestrais decepcionantes na semana passada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia