Economia

Brent negoceia nos 59,56 dólares

O barril de Brent, petróleo de referência às exportações angolanas, abre a semana a negociar nos 59,56 dólares, de acordo com dados do mercado disponibilizados nos sites especializados.

08/02/2021  Última atualização 11H23
Brent, petróleo © Fotografia por: DR
Este é um cenário de bastante expectativa para os produtores, que vêem os preços a subir e descer sucessivas vezes, dependendo sempre das respostas dos governos aos focos das novas estirpes da Covid-19. De todas as formas, a cronologia das negociações listadas pelo especialista "Investing.com" mostram que desde o início do ano até ao momento, a maior alta registada foi de 55,99 dólares, a 8 de Janeiro. Já o valor mais baixo nas encomendas até aqui foi observado também em Janeiro, isto a 7, quando o mercado vendia a 54,38 dólares.

Dados consolidados

Em termos consolidados, a média é de 56,27 dólares, como resultado de uma alta de 59,79; baixa de 53,94; diferença de 5,85 dólares. A variação percentual posiciona-se nos 9,28 por cento. Angola adoptou no OGE/2021 um preço conservador de 39 dólares como referência, o que resulta num saldo superavitário nas contas do país. Dados recentes da AGT e de especialistas do mercado avançaram que nas vendas de petróleo o Estado fica com cerca de 30 por cento dos lucros das operações petrolíferas. Em Março, a Petroangola, uma empresa angolana especializada no estudo do mercado nacional e internacional de petróleo, realiza, em Luanda, mais uma edição do fórum "Banca Oil & Gas” com participações de entidades estrangeiras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia