Coronavírus

Bruxelas considera inaceitável atrasos na entrega da vacina

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, considerou ontem “inaceitável” os novos atrasos na entrega da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 à União Europeia.

15/03/2021  Última atualização 12H59
Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 © Fotografia por: DR
"Esta situação é inaceitável para mim ou, em qualquer caso, incompreensível", afirmou Thierry Breton, responsável pelos aspectos industriais da produção de vacinas, no "Grand Rendez-vous" Europa 1-CNEWS-Les Echos.
Para o comissário europeu, esta redução na entrega pode reflectir "uma disfunção na cadeia logística", recusando-se, no entanto, a considerar consequências legais.

"O facto de estarmos atrasados com a AstraZeneca não significa que vamos estar atrasados no nosso programa de vacinação do primeiro trimestre”, assegurou o comissário europeu.
O Grupo AstraZeneca anunciou no sábado novos atrasos na entrega da sua vacina contra a Covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação.

Perante as dificuldades de produção, o grupo decidiu utilizar as unidades de produção fora da União Europeia, mas "infelizmente, as restrições à exportação vão reduzir as entregas no primeiro trimestre" e "provavelmente" no segundo, de acordo um porta-voz do grupo citado pela agência France Presse. 

Muito criticada pelo ritmo lento das entregas na Europa e pelos atrasos do grupo AstraZeneca, a Comissão Europeia, que negociou os contratos em nome dos seus 27 Estados-membros, espera um aumento das entregas no segundo trimestre.  
Segundo a France Press, as entregas podem atingir um ritmo médio de 100 milhões de doses por mês, de Abril a Junho, para todas as vacinas combinadas, ou seja, 300 milhões para todo o trimestre. 

A AstraZeneca anunciou no final de Janeiro que só poderia entregar 40 milhões de doses aos países da União Europeia no primeiro trimestre, dos 120 milhões que havia inicialmente prometido devido a dificuldades de fabrico numa fábrica belga. 

Em 29 de Janeiro, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu 'luz verde' à utilização da vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19 na União Europeia, a terceira vacina a ser aprovada pelo regulador europeu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login