Sociedade

Burlador detido na posse de dólares falsos

Arão Martins | Lubango

Jornalista

Um indivíduo, identificado por mestre João, 51 anos, natural do Uíge, foi detido, na cidade do Lubango, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na posse de 4.100 dólares falsos e 1.600 películas usadas na adulteração de moeda estrangeira.

05/03/2021  Última atualização 11H09
Homem iludia os incautos com truques para ganhar dinheiro © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Huíla
O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), na Huíla, Sebastião Vika, que prestou a informação disse que o indivíduo por intermédio de uma suposta fabricação de dólares, burlava as pessoas incautas ao apresentar-se como detentor de poder espiritual para dar riqueza.
Sebastião Vika explicou que o indivíduo burlou dois grupos de cidadãos, beneficiando de dinheiro pago pelas vítimas, uma das quais foi obrigada a entregar 6 milhões de kwanzas, para em troca receber 120 mil dólares, por intermédio de magia.

Um outro cidadão também burlado, foi iludido a efectuar o pagamento de 15 milhões de kwanzas, para receber 300 milhões de dólares. Após a entrega de 8 milhões de kwanzas, o indivíduo simulou, posteriormente, o surgimento na mala de notas de 100 dólares falsas e películas de fabricação da moeda estrangeira por baixo.
O homem enganado, acrescentou Sebastião Vika, ao verificar que a mala estava cheia de dólares, ficou maravilhado e envolveu-se em dívida para fazer o pagamento dos 15 milhões de kwanzas e reaver a mala, supostamente contendo os dólares, enquanto que, na verdade, era mentira.

Na altura, disse Sebastião Vika, a vítima da burla teve dificuldades de conseguir o valor para entregar, mas à medida que foi pedindo dinheiro emprestado, a informação chegou ao conhecimento do SIC-Huíla, que desencadeou mecanismos que permitiram a captura do burlador  e dos lesados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade