Sociedade

Cabinda: Município de Belize celebra 68 anos de fundação

António Soares | Cabinda

O município de Belize, na província de Cabinda, que possui a segunda maior floresta do mundo (Maiombe), estando apenas atrás da Amazônia, na América do Sul, completa, hoje, 68 anos de ascensão à categoria de vila municipal.

29/09/2024  Última atualização 10H12
© Fotografia por: Edições Novembro
Fundado a 29 de Setembro de 1956, a localidade compõe-se, além da comuna-sede, que também conserva o nome de Belize, das comunas de Luali e Miconje. Antes das caravelas de Diogo Cão, Belize fazia parte do famoso Maloango, o reino que, a par de Macongo e Mangoio, se uniram para dar forma ao actual território de Cabinda.

Do ponto de vista económico, a localidade é essencialmente agrícola, com predominância no cultivo da mandioca, banana, batata-doce, café, amendoim (ginguba), feijão e gindungo, além da caça de subsistência e da criação de animais e aves como galinhas, patos, cabritos e porcos, que constituem a base da dieta alimentar da população.

A floresta do Maiombe possui fauna e flora com abundantes espécies, e é rica em ouro, fosfato e manganês, e de variedades de madeira do tipo pau-preto, ébano e sândalo-africano.

O Maiombe é um verdadeiro paraíso turístico, banhado pelos rios Chiloango, Lukula e Lubizi, que não só acomoda diversas espécies aquáticas como, também, são responsáveis pelo equilíbrio do ecossistema. As árvores do segundo maior "pulmão vegetal” do Universo chegam a ultrapassar os 50 metros de altura.

Uma das "Sete Maravilhas de Angola”, Maiombe dispõe ainda de magníficas cachoeiras e grutas. Apresenta várias elevações montanhosas, com destaque para os montes Foungout (930 metros de altura); Bamba (810 metros); Montanhas Kinoumbou (784 metros); Kanga (764 metros); Monte Bombo (751 metros); Pico Kiama (747 metros).

Governadora nas festividades

A governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, encontra-se desde a manhã de ontem na vila do Belize, para participar das festividades do 68º aniversário da localidade e presidir a VII Reunião do Conselho da Província.

Logo à chegada, Suzana de Abreu foi recebida pelo administrador municipal do Belize, Natalício Gomes, tendo, à noite, assistido o Festival Musical do Nzola, no espaço adjacente à Unidade da Defesa Civil.

Hoje (domingo) a governadora vai distribuir motorizadas de três rodas às cooperativas e famílias vulneráveis da localidade.

Antes disso, no período da manhã, marca presença nas corridas de atletismo e de ciclismo. No final do dia, a governante marca presença na final de Futsal (em feminino e masculino) e do torneio de Judo, no campo de jogos da Agreko, na vila municipal.

Enquanto isso, defronte ao centro cultural local disputam-se jogos de "dama” e xadrez e, à noite, acontece o Top dos Mais Queridos, festival músico cultural com a presença de músicos da província de Cabinda e Luanda.

Amanhã, último dia de visita às terras do "Alto Maiombe”, a governadora Suzana de Abreu preside a VII Reunião Ordinária do Conselho da Província, no salão nobre do Palácio Municipal do Belize.

Segundo dados do "Censo 2014”, o município, localizado a norte da província, a uma distância de 180 quilómetros da cidade de Cabinda, tem uma população estimada em mais de 18 mil habitantes.

Com uma superfície de 1600 quilómetros quadrados e clima tropical húmido, Belize faz fronteira a norte e leste com a República do Congo, e a sul com a República Democrática do Congo (RDC).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade