Coronavírus

Cabo Verde com recorde diário de 191 infectados

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 191 infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde diário, elevando para 17.470 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou ontem o Ministério da Saúde.

01/04/2021  Última atualização 11H48
© Fotografia por: DR
Em comunicado, o ministério refere que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 959 amostras desde terça-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 125 infectados em 438 amostra, contando agora com 543 casos activos.
Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (quatro), São Miguel (um) e Santa Cruz (um).

O registo de 191 novos casos em todo o arquipélago é o maior desde o início da pandemia em Cabo Verde, muita acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de Outubro de 2020.
A Presidência da República anunciou ontem que o Chefe de Estado recebe hoje o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, depois de Jorge Carlos Fonseca já ter esta semana manifestado preocupação com o evoluir da pandemia, que coincide com o início da campanha eleitoral para as legislativas de 18 de Abril.

Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco do vírus no arquipélago, foram confirmados mais 23 infectados (em 69 amostras), passando a 198 casos activos.
Foram ainda registados casos de Covid-19 nas ilhas de São Vicente (16), Boa Vista (11), São Nicolau (seis), Fogo (dois) e Santo Antão (dois).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 86 infectados, mantendo-se em 168 o acumulado de óbitos por complicações associadas à Covid-19 e cinco por causas externas.
Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 17.470 casos do novo coronavírus, desde 19 de Março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infectado no arquipélago), dis-
tribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista 1.012 casos activos de infecção e soma 16.277 considerados recuperados, enquanto dois infectados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.


 PANDEMIA
Timor-Leste anuncia primeiro paciente em estado grave

As autoridades timorenses anunciaram ontem 41 novos casos de infecção com o SARS-CoV-2, registando o primeiro caso desde o início da pandemia de uma paciente em estado grave, a necessitar de fluxo constante de oxigénio.

"No município de Díli, detectamos 41 novos casos, aumentando para 456 o número de casos registados em Díli desde 7 de Março”, explicou Rui Araújo, coordenador da ‘task-force’ para a Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

"Revimos a tabela de focos e temos actualmente 46 focos da doença na capital. Chegámos a 50”, referiu.
O porta-voz anunciou ainda que uma das pacientes infectadas com a Covid-19 e que está em isolamento no Centro de Vera Cruz, teve uma evolução para estado "grave”, uma mulher de 69 anos com história de obesidade e diabetes. 

"Hoje  (ontem) de madrugada o caso sintomático tornou-se grave. A senhora está a receber tratamento da infecção que afecta as vias respiratórias, e que inclui o uso de um alto fluxo de oxigénio”, afirmou.
Rui Araújo explicou que o tratamento que está a ser usado é o "protocolarmente estabelecido pela OMS para os casos graves”.

"Neste momento para a questão respiratória está dependente do oxigénio e a fazer tratamento para outras infecções relacionadas com a comorbidade diabética e outras condições”, explicou.
"O prognóstico como sempre nos casos severos vai depender da reacção ao oxigénio e ao tratamento inicial de antibiótico”, considerou.

Em Vera Cruz há ainda três outros casos considerados moderados, com "condições estáveis, a usar oxigénio de uma forma intermitente”, explicou.
No caso de Díli, zona do país onde se registaram novos casos, Rui Araújo disse que as áreas mais preocupantes são as de Comoro, Bebonuk e Fatuhada, onde "continua a haver uma actividade muito elevada” de transmissão.

Questionado sobre uma das propostas apresentadas ontem no parlamento, de aplicação de cercas parciais em Díli, em vez de uma cerca total ao município, Rui Araújo disse que pode ser uma solução.
Ontem foram dados oito pacientes como recuperados, com o total de activos a ser agora de 415, novo máximo.

Dos novos casos de ontem, a quase totalidade está assintomática, com três a terem sintomas ligeiros, num universo de 1008 testes, o maior número diário de sempre.
Noutro âmbito, Rui Araújo alertou para o facto de o CIGC ter detectado alguns formulários falsos de testes em pessoas que solicitaram autorização para sair da cerca sanitária de Díli.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login