Mundo

Cabo Verde defende parceria com Bissau

Cabo Verde quer reforçar a sua política de integração na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e vê a Guiné-Bissau como “parceiro” para uma “estratégia comum” na comunidade, disse, sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

06/02/2021  Última atualização 20H33
Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares © Fotografia por: DR
"Pelos laços de amizade entre os povos, os Governos e os Estados, sendo os dois países de língua portuguesa, será importante nós termos uma estratégia comum relativamente à CEDEAO”, manifestou Rui Figueiredo Soares, que falava aos jornalistas, segundo a Lusa, na cidade da Praia, durante o acto de posse do primeiro embaixador de Cabo Verde residente da Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça.

Segundo o chefe da diplomacia cabo-verdiana, os dois países têm as suas especificidades, mas todos pertencem ao mesmo espaço linguístico e cultural, que é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e também a um espaço de vivência política comum, que é a CEDEAO.

Por isso, considerou que os dois países podem defender posições comuns na comunidade regional, como por exemplo, relativamente aos postos a serem ocupados, como a presidência dos órgãos e das instituições, ou mesmo no futuro a Presidência da organização.

"Nós teremos de ter uma posição conjunta, mas por enquanto em relação à Presidência da CEDEAO nós também temos de defender posições comuns”, afirmou Rui Figueiredo Soares, que juntou em Janeiro às pastas de Integração Regional a de Negócios Estrangeiros e Defesa, depois da demissão do então ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Luís Filipe Tavares, por causa do caso das ligações em Cabo Verde à extrema-direita portuguesa.

O ministro disse que a visita em Janeiro do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, à Guiné-Bissau veio reforçar a política de "integração efectiva” do país na CEDEAO. "Esta integração terá de passar por um parceiro natural que é a Guiné-Bissau”, apontou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

O ministro destacou ainda os laços históricos entre os dois países e sublinhou que as relações ultrapassam "de longe” as fronteiras institucionais, pelo que o novo embaixador terá a função de unir os povos cada vez mais, atrair investimentos e facilitar as trocas comerciais.

"A sua tarefa vai ser grande, exigente, também levada a conectar-se à própria sociedade civil para poder responder aos anseios da comunidade guineense e terá também a função de atender a nossa comunidade emigrada na Guiné-Bissau, que tem necessidades específicas”, apontou o ministro.

Em Novembro, o chefe do Governo cabo-verdiano disse que vai visitar a Guiné-Bissau antes do final do seu mandato, para inaugurar a Embaixada do país em Bissau, que vai ser liderada pelo diplomata Camilo Querido Leitão da Graça. Cabo Verde vai agora instalar a sua primeira Embaixada em Bissau, já que até agora a posição de embaixador não era residente no país, acumulando com outras representações diplomáticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo