Mundo

Cabo Verde marca eleições legislativas e presidenciais

Cabo Verde realiza eleições legislativas em 18 de Abril e eleições presidenciais em 17 de Outubro, anunciou, ontem, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que termina o segundo e último mandato este ano.

13/01/2021  Última atualização 13H56
Cabo Verde realiza eleições legislativas em 18 de abril e 17 de Outubro © Fotografia por: Arquivo
Numa declaração ao país a partir do Palácio Presidencial, na Praia, o Chefe de Estado explicou que convocou as eleições legislativas para Abril - as anteriores foram em Março de 2016 - para permitir "umas semanas” para "o recenseamento de maior número possível” de cabo-verdianos no estrangeiro, processo que está a ser condicionado pela segunda vaga da pandemia da Covid-19.

Explicou ainda que se fossem realizadas em 21 de Março, a primeira data legalmente possível para a realização de eleições legislativas, o recenseamento eleitoral deveria terminar em 15 de Janeiro, pelo que decidiu seguir o "apelo” que diz ter recebido.
"Não haverá datas ideais, datas óptimas. E eu confesso que a reunião do Conselho da República e as vozes da diáspora levaram-me a ajustar algumas pretensões que eu tinha feito inicialmente”, anunciou Jorge Carlos Fonseca.

Ministro demissionário

O ministro dos Negócios Estrangeiros e ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, pediu ontem a demissão dos cargos ao Primeiro-Ministro, que a aceitou, segundo uma nota do Governo.
A demissão de Tavares aconteceu menos de 24 horas após uma reportagem da SIC ter revelado que o cônsul honorário de Cabo Verde em Palm Coast, na Flórida, Caesar DePaço, de nacionalidade portuguesa, estar ligado ao partido da extrema direita em Porugal Chega.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo