Mundo

Cabo-verdianos elegem "caminho seguro" de Ulisses Correia e Silva

Cabo verde decidiu, este domingo (19), seguir "o caminho seguro", o lema de campanha do Movimento para a Democracia, o partido de centro-direita reeleito para continuar a governar o arquipélago crioulo.

19/04/2021  Última atualização 20H37
Ulisses Correia e Silva © Fotografia por: DR
Com 49,1 por cento dos votos garantido quando estavam contabilizados 97 por cento do escrutínio, Ulisses Correia e Silva foi o vencedor da noite eleitoral, uma repetição do sucedido há cinco anos quando recuperou o Governo para o Movimento para a Democracia (MpD) após 15 anos na oposição, e vai continuar à frente do executivo.

O vencedor foi já felicitado pelo homólogo de Portugal, António Costa. No discurso de vitória, o primeiro-ministro reeleito agradeceu à confiança dos cabo-verdianos. "Foi uma grande vitória. A vitória de Cabo Verde. Estávamos à espera desta vitoria porque fizemos uma boa campanha, um bom combate. Conseguimos convencer os cabo-verdianos da justeza daquilo do que foi o percurso da governação, numa situação muito difícil, e da justeza das nossas propostas para o futuro", afirmou Ulisses Correia e Silva.

O vencedor não deixou porém de deixar recados aos vencidos, em especial ao Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). "É uma lição para esta oposição. Cabo Verde precisa de oposição forte mas responsável e com sentido de estado", atirou o vencedor, considerando que ter havido uma campanha "de terra queimada, pouco contributiva, negacionista e de ataque ao país."

A força de centro-esquerda tinha algumas ambições neste escrutínio de recuperar o poder, mas o lema "Cabo Verde para Todos" não atraiu sequer 40% dos votos e poderá nem chegar aos 30 deputados. A líder do PAIVC, Janira Hopffer Almada, assumiu as responsabilidades da derrota e, tal como há quatro anos, anunciou que vai voltar a colocar o lugar à disposição.

As eleições ficaram marcadas pelas restrições da Covid-19, o que vai obrigar a suspender as aulas esta segunda-feira para se poder proceder à desinfecção das salas onde estiveram colocadas as urnas de voto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo