Desporto

Calendário de competições pode sofrer algumas mexidas

Silva Cacuti

Jornalista

O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral Júnior “Maninho”, admitiu fazer alterações no calendário de competições para a presente época a fim de permitir uma preparação mais cuidada da Selecção Nacional sénior feminina, designada por “Pérolas”, que vai disputar de 10 a 20 de Junho, nos Camarões, o 42º Campeonato Africano das Nações.

15/03/2021  Última atualização 17H52
Presidente da FAAND quer Pérolas ao seu nível no 42º Campeonato Africano das Nações © Fotografia por: DR
O calendário de competições da Federação determina apenas dois meses de competição. Impõe às associações provinciais a realização dos respectivos campeonatos de 12 a 27 do corrente e prevê a prova nacional para o período de 28 de Abril a 15 de Maio.

Confrontado com a previsão de um curto período de competição e a necessidade de dar rodagem às integrantes da Selecção Nacional, em função do longo defeso forçado pela pandemia da Covid-19, prontamente Maninho esclareceu: "a programação, embora já a tenhamos, será ajustada. Vivemos momentos muito particulares e difíceis no quadro da pandemia.

O próprio Campeonato Provincial, que começou, tem conhecido alguns solavancos; as equipas têm alguns problemas; há dificuldades para fazer face aos custos dos testes e, por conseguinte, acreditamos que vamos ajustar sempre a programação e fazer o melhor para que haja uma boa preparação”.

Na programação a que o Jornal de Angola teve acesso consta a convocatória das Pérolas a 19 do corrente, um dia depois da provável disputa do "clássico africano”, entre as equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, válido para a segunda ronda do "provincial”.

A confirmar-se, não será a primeira "mexida” à programação. Recentemente, a Federação alterou o prazo limite de apresentação de candidaturas para permitir às associações interessadas acolher o 42º campeonato nacional de seniores de 10 para 15 do corrente. O processo de candidatura deve terminar hoje.

Filipe Cruz, que há algum tempo trabalha com a classe masculina, deve socorrer-se das estatísticas do jogo da Supertaça Francisco de Almeida, disputada antes do defeso, em Fevereiro de 2020, para encontrar índices desportivos e fazer a convocatória. Por outro lado, o treinador tem alguma folga por ter jogadoras a competir na Europa, casos de Isabel Guialo, Albertina Cassoma, Carolina Morais, Helena de Sousa, entre outras.

A Selecção Nacional vai cumprir o primeiro ciclo de preparação com nove sessões de treino e, na segunda fase, volta a concentrar-se para 10 dias na derradeira preparação visando o Campeonato Africano, já com a integração das "profissionais”.


  Filipe Cruz aguarda confirmação de adjuntos
Os treinadores Edgar Neto, adjunto de Vivaldo Eduardo no Petro de Luanda, e José Terça Chuma, ligado ao 1º de Agosto, são os escolhidos para o cargo de seleccionadores-adjuntos de Filipe Cruz no comando da Selecção Nacional, segundo uma fonte junto da Federação a que o Jornal de Angola teve acesso.

O contrato do trio de treinadores deve durar, ao menos 1 ano, até à disputa do próximo Campeonato do Mundo aprazado para a Espanha, em Dezembro do corrente. Pelo meio, estão a disputa do Campeonato Africano e dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.
Durante a conferência de imprensa de apresentação do timoneiro, o presidente da Federação evitou avançar os nomes dos adjuntos sob alegação de não ter, ainda, a autorização dos clubes a que os treinadores estão vinculados.

Pela primeira vez, Filipe Cruz vai trabalhar com um treinador que não faz parte da sua "staff” no clube em que funciona. Desde que se estreou como seleccionador nacional, nos Sub-16, que representou o país na VI edição dos Jogos da CPLP disputados no Brasil'2008, Filipe teve passagens pelas selecções masculinas de júnior e de sénior, sénior feminina e sempre optou pelos coadjuvantes do 1º de Agosto.

Desde o surgimento da Associação de Treinadores de Andebol de Angola, em 2018, Filipe Cruz exerce o cargo de vice-presidente, enquanto Edgar Neto preside à Associação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto