Sociedade

Campanha de imunização alargada aos municípios

Depois de ter sido alargado a todas as capitais provinciais, desde o último dia 12, o processo de vacinação contra a Covid-19 estende-se agora aos municípios, para garantir a imunidade contra a pandemia a todas pessoas de grupos de risco.

21/04/2021  Última atualização 07H00
© Fotografia por: DR
Na província do Bié, depois da cidade do Cuito, os municípios de Cunhinga, Andulo, Camacupa e Catabola começam a receber hoje as primeiras doses de vacina da AstraZeneca.
O porta-voz da Comissão Provincial de Combate à Covid-19 na província, João Campos , que prestou a informação à imprensa, disse que das mais de 24 mil doses de vacinas que a província recebeu, foram usadas, até segunda-feira, perto de nove mil, só na cidade do Cuito.Cada um dos quatro municípios, anunciou,  recebeu mais de duas mil doses da vacina que serão usadas de acordo com micro-planos municipais pré-estabelecidos, criados tendo em atenção os grupos prioritários. Estima-se que, nas quatro circunscrições, o número de pessoas a imunizar, entre idosos, professores e profissionais de saúde, ultrapasse os seis mil.

Em Nharea, segundo o porta-voz, o posto de vacinação vai funcionar no Centro Cultural Havemos de Voltar. Para o efeito, indicou, foram recrutados 30 técnicos de saúde, que vão se ocupar  do pré-cadastro, triagem, vacinação, registo e validação, com uma previsão de atender 500 pessoas por dia.No Andulo, o posto de vacinação vai funcionar no Instituto Técnico Agrário (ITA), ex-IMA, e será assegurado por cerca de 30 técnicos de saúde.

Segundo o chefe de Departamento de Saúde Pública no Bié, Isaias Cambissa, os postos de vacinação do Andulo e da Nharea estão preparados para iniciar com o processo, se-guindo o plano municipal  feito pelas direcções municipais da Saúde, em  coordenação com as administrações.Durante os últimos sete dias, disse, a Comissão realizou 97 testes, entre os quais 76 sorológicos, tendo um reagido a IGM e 13 a IGG.  No período, prosseguiu, a província regis-tou um óbito por Covid-19, no Hospital Walter Strangway.

Os dados acumulados na província, de acordo com João Campos, apontam para 271 casos  confirmados, dos quais 254 recuperados, cinco resultaram em óbitos e 12 ainda pessoas activos.Quanto aos resultados da campanha de vacinação, o porta-voz da Comissão Provincial de Combate à Covid-19 no Bié afirmou terem já sido vacinadas 9.545 pessoas, de um total de 12.946 cadastradas, que integram os grupos alvos previamente definidos.Do conjunto de pessoas vacinadas, frisou, apenas 28  tiveram reacções. "Sintomas leves, próprios da vacina, como calafrios, dores musculares, dores nas articulações, alergias e algum mal-estar, ”, completou.
700 doses para Camanongue 

Na província do Moxico, onde o processo teve início na cidade do Luena, também no dia 12, a campanha foi alargada ao município de Camanongue, na segunda-feira.O chefe do Departamento da Saúde Pública na província, Henriques  Caiombo Chicato,  informou que numa primeira fase foram enviadas para o Camanongue 700 doses de vacina,  para um total  de 8 mil pessoas cadastradas naquele município. Segundo o responsável, até à presente data, foram  imunizadas  7.324 pessoas,  e Camanongue passa a ser o primeiro município do interior da província a  beneficiar da vacina contra a Covid 19.

 Os municípios do Luau e Cameia serão os próximos a serem contemplados, tão logo termine a capacitação de técnicos que vão trabalhar nas duas localidades e a criação de condições logísticas, de apoio à  campanha.Sobre a distribuição de vacinas nos municípios, Henriques Caiombo Chitato afirmou que o Luau vai ser contemplado com 1.012  doses de vacinas, Cameia com 500,  e os restantes segundo as necessidades de cada um.

Henriques  Caiombo revelou que a adesão é satisfatória e que as reservas estão quase a se esgotar. "Se   não haver reposição de doses a  tempo vai ser difícil responder à procura nos próximos dias", alertou.  Assegurou que, até ao momento, não foi  registada nenhuma  anomalia   em cidadãos   que tomaram a primeira dose. Ainda assim, pessoal do Instituto de Emergências Médicas (INEMA) acompanha permanentemente o processo.
Virei

Na província do Namibe, o processo já atingiu o município do Virei, onde mais de 700 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19, segundo o porta-voz da Comissão Multissectorial local para a Prevenção e Combate à Pandemia, Coríntios Miguel.Até ao ultimo fim-de-semana, a campanha tinha abrangido naquele província 4.370 pessoas, sendo 3.669 na cidade de Moçâmedes e 700 no município do Virei.Só em Moçamedes, segundo Coríntios Miguel, foram vacinados mais de 500 idosos com idade superior a 65 anos.

"Esta é uma idade que fazemos referência aqui porque são pessoas dependentes de outras e que às vezes não são vacinadas por não terem quem os leva", enfatizou.De forma geral, disse, a nível do município de Moçâmedes foram vacinados mais de 1.685 profissionais de saúde, 407 da educação, 281 das Forças Armadas, 434 do Ministério do Interior e 312 outros cidadãos que constam no pacote de prioridades determinadas.  "Queremos pedir àqueles que constam no pacote de prioridade de vacinação que não percam a oportunidade porque não estaremos aí eternamente à espera para as pessoas serem vacinadas, então seria bom que pudessem colaborar para nos darem também tempo e espaço para actuarmos em outros municípios”, referiu.
A província do Namibe registou nas últimas 72 horas um caso novo de Covid-19 e 8 recuperados. No geral, a província registou 241 casos positivos, 28 recuperados e 5 óbitos. Neste momento existem 8 casos positivos e um cumulativo de 2.175 casos suspeitos. Foram  en-viadas aos laboratórios de Luanda 2.387 amostras e as autoridades sanitárias controlam dois cidadãos em quarentena institucional e nove domiciliares.
João Constantino|CuitoJosé Chaves|AnduloJosé Rufino|LuenaJoão Luhaco|Moçâmedes

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade