Sociedade

Campanha de imunização chega a todo o país

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reafirmou, ontem, em Menongue, província do Cuando Cubango, que a vacina da AstraZeneca “é segura e salva vidas”.

13/04/2021  Última atualização 06H20
O governador do Cuando Cubango foi imunizado e incentivou todas as pessoas abrangidas a aderirem à campanha © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro | Menongue
Falando no acto oficial de lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Cuando Cubango, onde se prevê a imunização de 11.250 pessoas, Sílvia Lutucuta apelou aos profissionais de Saúde, professores, idosos e efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança a aproveitarem esta oportunidade, para que estejam protegidos do contágio do novo coronavírus.

A ministra explicou que o Plano Nacional de Vacinação será executado em duas etapas, sendo que a primeira vai cobrir 20 por cento da população, na sua maioria pessoas de risco.

A campanha, acrescentou, será muito intensa e administrada num curto período de tempo, por isso, pediu o apoio do Governo da província e dos órgãos de comunicação social local na promoção do processo de imunização. Realçou que, neste particular, gostaria de ver uma boa campanha de vacinação para que a província do Cuando Cubango seja uma referência a nível nacional na administração da dose da vacina da Covid-19.

A ministra da Saúde elogiou o esforço que o Governo do Cuando Cubango tem estado a empreender no combate à Covid-19 e prova disto é que, até agora, a província registou um total de 163 casos positivos, dos quais 140 recuperados, quatro mortes e 19 activos, todos assintomáticos.
"Estamos numa guerra sem tréguas contra um inimigo invisível e não podemos, de forma alguma, baixar a guarda”, disse, acrescentando que, por esta razão, as medidas de protecção individual e colectiva têm que ser acatadas.

Num acto que decorreu no campo gimnodesportivo, o governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da AstraZeneca, seguido do bispo da Diocese de Menongue, Dom Leopoldo Ndakalako, e membros do governo local.    
Júlio Bessa incentivou todos os cidadãos abrangidos na província a serem vacinados. De acordo com o governante, a vacinação é a única alternativa para travar a pandemia do novo coronavírus.

Lunda-Norte
O administrador municipal do Chitato, Lázaro Celestino, 52 anos, entrou para a história como o primeiro cidadão da província da Lunda-Norte a ser imunizado contra a Covid-19, no âmbito da campanha de vacinação aberta, ontem, pelo governador Ernesto Muangala.
Após a imunização com a vacina da AstraZeneca, Lázaro Celestino mostrou-se "bem e bastante confortável” e apelou às pessoas prioritárias, nesta primeira fase, a aderirem à campanha para a prevenção da doença.

"A prioridade, nesta primeira fase, é para profissionais da  Saúde, professores, idosos e  efectivos das Forças de Defesa e Segurança do município do Chitato, devidamente identificados e cadastrados”, disse o administrador.

O governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, lembrou que a Covid-19 constitui o maior problema de saúde pública que o  país e o mundo atravessam, nu-ma altura em que a província tem um cumulativo de 239 casos confirmados, dos quais 235 recuperados e quatro óbitos.  
"Os números, a nível do país e do mundo, demonstram a magnitude da pandemia. Por isso, é necessário o envolvimento e o compromisso de todos no cumprimento  das medidas de biossegurança”, apelou.

Ernesto Muangala frisou que a sensibilização das comunidades sobre a importância da vacina contra a Covid-19 será fundamental para se evitar a contaminação e propagação da doença.
"O Executivo tem estado a desenvolver um conjunto de acções tendentes a travar a propagação da Covid-19 e uma delas é a adesão do país à  iniciativa Covax, que permitiu  ter acesso às primeiras doses da vacina da AstraZeneca”, disse.

Inicialmente, a campanha de vacinação decorre apenas no município do Chitato, serão imunizadas 11.323 pessoas, durante dez dias. O Jornal de Angola apurou que, deste número, 3.284 são profissionais da Saúde, 3.000 efectivos dos órgãos de De-fesa e Segurança e 5.039  professores.

A província da Lunda-Norte recebeu 11.600 doses. Para o êxito da campanha foi instalado um Posto de Vacinação de Alto Rendimento na Escola do Magistério Primário 11 de Novembro, assegurado por 20 equipas. Cada equipa tem a missão de diariamente vacinar pelo menos 180 pessoas. A próxima fase vai incluir os restantes nove municípios da Lunda-Norte.

Moxico
O governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba, disse, ontem, no Luena, que a campanha de vacinação contra a Covid-19, em curso em todo o país, é um sinal do compromisso do Governo angolano com o bem-estar das populações. O governante falava no acto de abertura da campanha de imunização no Moxico, onde um total de 3.600 pessoas será vacinado com a primeira dose da vacina da AstraZeneca.

Muandumba pediu o engajamento da sociedade no combate à pandemia, pelo facto dela não ser apenas uma responsabilidade do Ministério da Saúde, mas pelo seu impacto na vida social e económica do país. "A pandemia da Covid 19 constitui uma ocorrência sanitária excepcional e trágica que transcende o sector da Saúde”, disse.
Por seu turno, o coordenador da campanha de vacinação contra a Covid-19, Balde Bernabé, disse que para os outros municípios vão ser criadas equipas móveis para a vacinação do grupo alvo.

Lunda-Sul
A primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou, ontem, no município de Saurimo, província da Lunda-Sul, com a previsão de imunizar, em dez dias, cerca de mil cidadãos, entre profissionais da Saúde, idosos, membros do governo e órgãos de Defesa e Segurança.

O acto de abertura da campanha, realizado no centro de Saúde do bairro Luavur, foi testemunhado pelo governador da província da Lunda-Sul, Daniel Neto. Para esta fase, estão disponíveis mais de nove mil doses da vacina da AstraZeneca. O chefe de Departamento de Saúde Pública, Domingos Txiculo, disse que a campanha conta com 150 técnicos, distribuídos em oito equipas.

Com a sensação do dever cumprido, depois de receber a primeira dose da vacina, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, referiu que a campanha visa reforçar o combate à pandemia e apelou para o cumprimento das medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades sanitárias.
Acompanhados por um funcionário do lar de terceira idade, os anciãos Armando Pangula, 70 anos, e José David, de 76, explicaram que o acto era esperado com muita expectativa, incertezas e medo, que foram superados depois de serem imunizados.

O profissional de Saúde Manuel Trindade garantiu que estava confortável depois da administração da primeira dose. Lembrou que "a vacina não descarta o uso contínuo da máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão, entre outras medidas estabelecidas".

Uíge
No Uíge, os profissionais do sector da Saúde, professores do ensino primário e militares das Forças Armadas Angolanas começaram a receber, ontem, a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

A campanha teve início com a imunização do governador provincial, José Carvalho da Rocha, seguido dos vice-governadores para os sectores Político, Social e Económico e Técnico e             Infra-estruturas, Maria Cavungo e António Mutunda, respectivamente.
Depois de inoculado, o governador provincial disse que, além da dor pela picadela da agulha, não teve qualquer sintoma estranho no organismo e aconselhou as pessoas aderirem à campanha com vista a estarem protegidas da doença.

"Sinto-me bem. É como uma outra vacina qualquer. Pedimos aos profissionais de Saúde que continuem engajados nesta luta e que a população adira à campanha de vacinação, porque cada pessoa imunizada, é uma vitória contra o coronavírus. Todo trabalho de casa foi feito, desde a mobilização, cadastramento, vacinação e observação dos imunizados, após apanharem a vacina”, disse.

José Carvalho da Rocha disse que a pandemia na província está controlada e apelou à população para o cumprimento das medidas de prevenção impostas pelas autoridades sanitárias e das normas estabelecidas no Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública.
A directora do Gabinete Provincial da Saúde, Madalena Diogo, disse que a província tem disponíveis 22.660 doses da vacina da AstraZeneca. A médica avançou que a campanha de vacinação para os profissionais de Saúde, professores do ensino primário e efectivos das FAA nos outros 15 municípios começa amanhã.

"Hoje começamos por vacinar os técnicos de saúde e professores, e amanhã, começam o pessoal das FAA e da Polícia Nacional. Na quarta-feira inicia a vacinação em todos os municípios para evitar que estes profissionais se desloquem para o município sede do Uíge para tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, referiu.

Carlos Paulino | Menongue Armando Sapalo | Dundo José Rufino | Luena Kamuanga Júlia | Saurimo António Capitão | Uíge

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade