Desporto

Campeã africana procura qualificação para Tóquio

António Cristóvão

Jornalista

Diassonema Mucungui, campeã africana de judo da categoria de menos de 57 quilogramas, viaja hoje, da cidade de Paris para a capital israelita, onde vai competir de 18 a 20 do corrente no Grand Slam de Tel Aviv, qualificativo para a 32ª edição dos Jogos Olímpicos, de 23 de Julho a 8 de Agosto, na cidade de Tóquio.

15/02/2021  Última atualização 13H45
Diassonema Mucungui, campeã africana de judo © Fotografia por: Edições Novembro
"Estou bem preparada graças a Deus. Já tenho o bilhete de passagem para viajar. Tenho tudo pronto”, disse a campeã africana, em declarações ao Jornal de Angola.         
A judoca do 1º de Agosto, única angolana na prova, começou a preparar-se em Janeiro, num centro de alto rendimento desportivo em França com técnicos locais.

Diassonema está na 34ª posição do 'ranking' mundial na categoria de - 57 Kg com 1657 pontos. A lista foi divulgada no dia 1 deste mês pela Federação Internacional de Judo (IJF-sigla em inglês).
As opositoras da angolana saíram da seguinte relação: Ozlen Yildiz (Turquia), Verónica Toniolo (Itália), Sílvia Pelltteri e Pleuni Cornelisse (Holanda), Hasret Bozkurt (Turquia), Wilza Gomes (Portugal), Mariah Holguin (EUA) e Jéssica Pereira (Brasil).  
Além de Angola, também participam no Grand Slam de Tel Aviv atletas dos Camarões, Cabo Verde, Gabão, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia.

Quarta-feira, à noite, as atletas realizam a pesagem e os testes à Covid-19 no local da competição.  Para o Grand Slam, está prevista a presença de judocas dos cinco continentes, 65 países e 440 concorrentes.
No Masters de Doha, disputado de 11 a 13 de Janeiro, Diassonema venceu na primeira eliminatória a sul-coreana Jandi Kim e perdeu nos oitavos de final frente à japonesa Tsukasa Yoshida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto