Desporto

Campeão pode ficar hoje a um triunfo da revalidação

Anaximandro Magalhães

Jornalista

Em caso de nova vitória hoje, sobre o Interclube, cujo jogo está marcado para as 19h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, o Petro de Luanda pode ficar a um passo da revalidação do título de campeão da 43ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.

22/04/2021  Última atualização 13H13
Jogadores da equipa afecta ao Ministério do Interior vão tentar evitar o segundo desaire © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
O desafio desta noite, segundo de cinco previstos para a disputa do play-off da final, começa a definir qual das duas equipas terá estofo para chegar ao ansiado troféu.  
Vencedores na estreia por expressivos 92-71, os tricolores do Eixo-Viário, às ordens de José Neto, têm o percurso mais encurtado, se comparado ao dos polícias, liderados por Raúl Duarte.
 
Ou seja, no contexto actual, a formação dos Bombeiros terá de ganhar obrigatoriamente três partidas para a materialização do desiderato, ao passo que ao adversário bastarão somente duas.   
Atabalhoados nos 12 minutos do quarto inicial, 18-28, e assertivos no segundo, 28-13, aos petrolíferos bastará manter a altivez demonstrada no quarto em referência, bem como nos subsequentes, em que marcaram 31e 15 pontos, contra 17/13 do adversário.   

Aos pupilos de Raúl é exigida postura semelhante à demonstrada no início do encontro de titãs. Concentração, defesa pressionante e níveis de eficácia próximos da excelência.  
O técnico terá de apelar ainda à capacidade individual de atletas como Alexandre Jungo, o mais inconformado e produtivo dos polícias, com 15 pontos, bem como de Carren Wilson Jr. (11), Jonatão Ndjungo e Egídio Ventura, ambos com 10, pois, foram das mãos destes que saíram algumas investidas de ataque ao cesto, fazendo recurso ao jogo um contra um com a intenção de não deixar o opositor fugir no marcador. 

Nos demais sectores do jogo, o conjunto que se exibe de azul, preto e branco terá de melhorar nos lançamentos de dois pontos, onde em 53 arremessos converteu 21, 39,6 por cento, contra 50/22, 44% do Petro de Luanda. Da linha dos três pontos, em 27 lançamentos o Inter encestou sete, 25,9 por cento. Os tricolores em 37 marcaram 13, 35,1 por cento. 

Na linha de lances livres, área de cobrança de faltas, José Neto e pupilos terão de melhorar, em 17 acertaram nove, 52,9 por cento, contra 12/8, 66,7 do antagonista.  No total de ressaltos, defensivos e ofensivos, o Petro capturou 60 contra 49. Nas hostes tricolores, "arrumar” o quanto antes a discussão pela conquista da taça é a palavra de ordem, de modo a terem as atenções voltadas somente para a Basketball African League (BAL), a decorrer de 15 a 31 de Maio, na cidade de Kigali, Rwanda. 

Carlos Morais, melhor marcador do duelo, com 19 pontos, Gerson Gonçalves (14), Antwan Scott (13) e companheiros sabem da necessidade de voltar a manter a marcação, sub-marcação, bloqueios directos e indirectos, e os níveis de eficácia.

Neto pode fazer alinhar Gerson Domingos, Childe Dundão, Carlos Morais, José António "ZT”, Antwan Scott, Leonel Paulo, Melvyn da Silva, Aboubakar Gakou, Gerson "Lukeny” Gonçalves, Jone Pedro, Aldemiro João e Valdelício Joaquim "Wander”.
Duarte tem disponíveis Carren Wilson Jr., Emanuel Sebastião, Elmer Félix, Jonatão Ndjungo, Paulo Barros, Glofate Buiamba,  Roberto Fortes, Egídio Ventura, Godalfim Freitas, Joseney Joaquim, Alexandre Jungo e Reggie Moore.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto