Desporto

Candidatas disputam vagas para a final do campeonato

1º de Agosto e Petro de Luanda em femininos vão cumprir calendário frente a adversários com poucos argumentos para contrariar favoritismo.

09/05/2021  Última atualização 12H44
Campeãs nacionais vão “carimbar passaporte” para a final sem grandes dificuldades © Fotografia por: Dombele Bernardo | Ediçõess Novembro
1º de Agosto - Academia e Petro de Luanda - Desportivo do Maculusso são as partidas agendadas para hoje, referentes às meias-finais da 42ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, a decorrer no Pavilhão Multiusos do Kilamba.

Cientes dos objectivos traçados, as militares vão seguramente passar com distinção diante da equipa satélite. A julgar pelo desnível competitivo entre as oponentes, Nelson Catito tem a oportunidade de colocar em campo as jogadoras menos utilizadas.

Porém, antes o "sete” inicial vai entrar de modo a garantir uma larga vantagem. José Chuma e comandadas reconhecem a superioridade das adversárias, mais rotinadas, mas querem fazer um bom jogo e evitar uma derrota estrondosa.
Na fase regular, o 1º de Agosto venceu a Academia por 26-14. No outro jogo, as petrolíferas também têm meio caminho andado para a final, pois não precisam de transfigurar-se para vergar o Maculusso.

Na primeira etapa do campeonato, o Petro derrotou o Desportivo do Maculusso por 43-14, um resultado expressivo, que espelha a supremacia das orientadas de Vivaldo Eduardo. Kátia Santos e pupilas conhecem as valências da formação adversária, mas querem evitar outra derrocada tão volumosa.
Em masculinos, as meias-finais reservam os seguintes desafios: Interclube –Desportivo da Banca e 1º de Agosto- Interclube "B”. Na fase regular, os polícias tecnicamente orientados por José Pereira "Kidó” ganharam aos bancários por 30-14.

Hoje, o grupo está focado em repetir a proeza, pois tem arcaboiço para o efeito. Ao Desportivo da Banca recomenda-se eficácia nas acções ofensivas e defesa coesa, caso queiram equilibrar a partida. Neste regresso à prova maior do calendário da Federação, Alexandre Machado e comandados têm objectivos modestos. 

Às ordens de Filipe Cruz, os militares também ambicionam passar com distinção diante do Interclube "B”, a quem venceram, por 28-19, na primeira fase. Ainda assim, William Almeida e pupilos estão dispostos a contrariar o quanto baste a formação adversária.

Ontem, em jogo de acerto de calendário, o Interclube venceu o Desportivo da Lunda-Sul, por 43-21. Tal como apontavam as previsões, os polícias logo nos minutos iniciais impuseram o ritmo da partida e obrigaram os lundas a baixarem as linhas defensivas.

Apesar do desnível apresentado pela equipa da região Leste, os pupilos de "Kidó” mantiveram o pé no acelerador para desespero dos comandados de Graça Gonçalves. Com uma defesa mais aguerrida, o Interclube impediu por diversas vezes que a baliza à guarda de Custódio Gouveia "Bana” fosse visada.

No capítulo ofensivo, os campeões em título também estiveram em evidência. Com o triunfo, por mais de 40 golos, o Interclube terminou na primeira posição da tabela classificativa com onze pontos, os mesmos que o 1º de Agosto, no segundo posto. Amanhã, joga-se a final e as classificativas do terceiro lugar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto