Desporto

Candidatos disputam hoje liderança dos nacionais

Teresa Luís

Jornalista

Petro de Luanda - 1º de Agosto e Interclube - 1º de Agosto decidem hoje a liderança das tabelas classificativas, quando se defrontarem às 19h00 e 17h00, em desafios pontuáveis para a sétima e sexta jornada dos nacionais seniores feminino e masculino de andebol.

06/05/2021  Última atualização 10H55
© Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Igualadas a 12 pontos, resultantes de seis vitórias, em igual número de partidas, o encontro entre as eternas rivais capitaliza as atenções, por se tratar das duas melhores equipas do país e do continente, no que ao an-debol feminino diz respeito.

O espectáculo de mais logo peca apenas pela ausência de espectadores, em cumprimento às restrições impostas pela Covid-19. Ainda assim, petrolíferas e militares seguramente vão exibir-se à altura das encomendas.Tricolores e rubro e negras repartem o favoritismo na luta pelos dois pontos, embora disponha de maior probabilidade de triunfo o conjunto do Rio Seco. Depois do "tira-teimas” na final do provincial de Luanda, Vivaldo Eduardo e pupilas querem apresentar-se de forma diferente, a fim de alcançarem o objectivo.

A exploração das fragilidades da equipa contrária, a defesa destemida e ataque eficiente podem ser determinantes. A inclusão da lateral esquerda Magda Cazanga dá outro alento ao grupo, onde despontam ainda as influentes Marília Quizelete "Inglesa”, Delfina Mugongo "Didi”, Vilma Neganga, Edith Bunga e Teresa Almeida "Bá”.Por sua vez, Nelson Catito e comandadas planeiam fazer mais do mesmo, ou seja, voltar a sorrir quando o árbitro apitar pela última vez. Com um núcleo duro mais compacto, as detentoras do título ambicionam travar os intentos das adversárias.Natália Bernardo, Dalva Perez, Helena Paulo, Liliana Venâncio, Vilma da Silva "Tchissola” e Wuta Dombaxi, só para citar estas, têm argumentos de sobra para fustigar a defesa do Eixo Viário.

A ronda abre às 9h00 com o jogo Electro do Lobito - Desportivo do Maculusso. A equipa luandense ocupa a terceira posição da tabela, com oito pontos, ao passo que a benguelense é quinta colocada, com menos três.Sem muito alarido, grão a grão, o Maculusso, orientado por Kátia Santos, disputa o campeonato e deixa a sua marca. Academia - Progresso Sambizanga e 1º de Maio - Casa do Pessoal do Porto do Lobito são os outros desafios do dia.Magda Cazanga lidera a lista das melhores marcadoras, com 39 golos, seguida por Eugénia Domingos, do Maculusso (38), Natália Bernardo, do 1º de Agosto (36), Patrícia Neto, do Progresso (32) e Helena Paulo, do 1º de Agosto (31).
Polícias e militares jogam pela primazia

Em masculinos, Interclube e 1º de Agosto, crónicos candidatos ao título, protagonizam o "duelo” de gigantes. Polícias e militares entram em igualdade de circunstâncias, mas aquele que melhor esgrimir argumentos técnicos e tácticos tem mais hipóteses de sair vencedor.Ainda a contar para a sexta jornada, o Desportivo da Banca mede forças com o da Lunda-Sul. Face aos resultados alcançados e a postura em campo, a balança tende a pender mais para o lado do conjunto da região Leste.Na outra partida, o Inter "B” defronta as Organizações Joyce. Os polícias ocupam o terceiro posto da tabela, com seis pontos, enquanto a formação da província mais a Norte de Angola é a última sem qualquer ponto.

Com 37 golos, Declerck Sibo, do 1º de Agosto, comanda a lista de melhores marcadores, seguido por Zacarias Domingos, das Organizações Joyce (29), Cláudio Chicola, do Interclube (28), Luís Lopes, do Petro de Luanda (23) e Osvaldo Patrício, do Desportivo da Lunda-Sul (22).Ontem, o Interclube derrotou, 30-16, o Desportivo da Banca. Por sua vez, o Petro de Luanda venceu, 31-27, as Organizações Joyce e o 1º de Agosto, 28-19, o Inter "B”.Amanhã, a prova regista pausa geral, no sábado às 10h00 está agendado o jogo de acerto de calendário entre o Interclube e o Desportivo da Lun-da-Sul, referente à quarta jor-nada. No domingo são disputadas as meias-finais em sistema cruzado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto