Sociedade

Cardeal Dal Corso assinalou ontem 25 anos de episcopado

Os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), reunidos na primeira Assembleia Plenária de 2021, no Santuário da Muxima, Diocese de Viana, celebraram, ontem, as bodas de prata (25) episcopais de Dom Eugénio Cardeal Dal Corso.

01/03/2021  Última atualização 18H06
© Fotografia por: DR
No Santuário da Muxima,  o Cardeal encerrou a homilia com a seguinte frase: "Eu não sou angolano, sou italiano, são 36 anos em Angola, me considero angolano, eu amo Angola e quero ficar aqui até que Deus me conceda a graça de partir para a eternidade”.
D.Eugénio, nasceu a 16 de Maio de 1939, na cidade italiana de Grezzana.Em 1986, após 11 anos de sacerdócio na Argentina, pediu para trabalhar em Angola, onde os Pobres Servos da Divina Providência concordaram em dirigir o seminário da Diocese de Uíge. Em 1991 foi nomeado superior provincial da Ordem dos Pobres Servos da Divina Providência em Angola.

Após a resignação de Pedro Marcos Ribeiro da Costa, Dom Eugénio sucedeu-o em 15 de Janeiro de 1997 no ofício de bispo de Saurimo.
A 26 de Março de 2018  renunciou ao cargo devido ao limite de idade.
Forte na sua vocação missionária e ainda gozando de boa saúde, optou, no entanto, por não se retirar, mas continuar a trabalhar na Diocese de Menongue, uma das mais necessitadas do país.
Em 22 de Julho de 2018, o administrador apostólico, Dom Pio Hipunyati, nomeou-o capelão do centro pastoral de Santa Josefina Bakhita de Caiundo, uma pequena aldeia do Cuando Cubango.



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade