Mundo

Cardin, estilista visionário e empresário multifacetado

“Eu inventei tudo”, gostava de afirmar o estilista Pierre Cardin, que faleceu terça-feira, aos 98 anos, e que deixa um legado como pioneiro do prêt-à-porter, do estilo futurista e da diversificação mundial da sua marca.

31/01/2020  Última atualização 19H05
A sua empresa, ao lado do Palácio do Eliseu, onde exibia fotos que o mostravam ao lado de Fidel Castro ou Louis Aragon, assim como antigos artigos de imprensa e diversos objectos, é um testemunho da excepcional trajectória desta personagem histórica da moda francesa.Filho de imigrantes italianos, nunca pensou na reforma e conseguiu levar a alta costura às ruas, com o lançamento de uma linha de prêt-à-porter desde 1959. Antes de muitos outros, abriu um "posto de venda” numa grande loja de departamento e incluiu homens nos desfiles. Além disso, adoptou um sistema de licenciamento em larga escala, que assegurava a presença da sua marca em todo o  mundo. A impressão do seu nome passou a ser vista em produtos variados, que incluíram gravatas, cigarros, perfumes ou água mineral.

Foi o pioneiro na Ásia desde cedo, região onde teve grande notoriedade: viajou para o Japão em 1957, depois organizou desfiles a partir de 1979 na China. O estilista, cujos fatos sem colarinho inspiraram os que foram usados pelos Beatles, também era um homem de grande cultura e um mecenas comprometido com o teatro, a dança e a música, por intermédio do Espaço Cardin em Paris e do festival de arte lírica e do Teatro Lacoste, em Lubéron, sul de França.

Multifacetado, também embarcou na criação de móveis, assim como na indústria hoteleira e no sector de restaurantes, com a rede Maxim's. Filho de imigrantes italianos, transformou-se  num empresário mundialmente conhecido.  "É  um dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin não está mais aqui. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo