Política

Carlota Dias no adeus a Adérito Kandambo

José Chaves|Gamba

Jornalista

A primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, membros do governo provincial do Bié e da direcção da UNITA, com destaque para o líder, Adalberto Costa Júnior, renderam, quinta-feira, a última homenagem ao deputado e secretário provincial do partido naquela província, Adérito Kandambo, que foi a enterrar.

23/01/2021  Última atualização 11H00
© Fotografia por: DR
Adérito Kandambo faleceu, na segunda-feira, por doença, no hospital geral Walter Strangwai, no Cuito, e foi a enterrar, num cemitério familiar, na localidade de Camundongo, 25 quilómetros a sudoeste da sede provincial.

No livro de condolências, a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional considerou o malogrado "um servidor do povo”. "Partiste muito cedo para eternidade, cumpriste e interpretaste bem o mandato que o povo te conferiu”, escreveu Emília Carlota Dias.

O vice-presidente da UNITA Simão Dembo, companheiro de longa data de Adérito Kandambo, disse que o malogrado "foi disciplinado e intransigente na defesa dos menos equipados”. Simão Dembo destacou, igualmente, a capacidade de mobilização de Adérito Kandambo.

Liberty Chiyaka, presidente do grupo parlamentar da UNITA, fez uma cronologia da vida política do malogrado, desde 1974, altura em que ingressou nas fileiras do partido do galo negro.O governo da província do Bie, em nota de imprensa, considera que a morte do deputado e secretário da UNITA constitui uma "perda irreparável” para a província. "O seu exemplo de patriotismo ficará guardado para sempre”, pois "os homens passam mas as obras ficam”, lê-se no comunicado.Na mensagem da família, destaca-se que Adérito Kandambo foi "homem generoso”, que sempre se preocupou com os problemas de todos.

Aderito Jaime Fernandes Kandambo nasceu a 30 de Setembro de 1967, na cidade do Cuito, provincia do Bie. Era tenente-coronel das Forças Armadas Angolanas na reserva e membro do Comité Permanente da UNITA. Foi eleito deputado pelo círculo provincial do Bié, em 2017. Deixa viúva e nove filhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política