Cultura

Carteira Profissional vai dar maior dignidade aos artistas

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) prevê fazer a entrega das primeiras carteiras profissionais aos seus membros a partir da primeira semana de Junho do corrente ano, de acordo como o presidente instituição, Zeca Moreno.

05/05/2021  Última atualização 05H20
Tany Narciso é o presidente da Comissão da Carteira Profissional dos Artistas da UNAC-SA © Fotografia por: Maria Augusta | Edições Novembro
O responsável, que lançou o desafio, ontem, em Luanda, durante a tomada de posse dos membros da Comissão da Carteira Profissional, realizada na sala de reuniões da UNAC-SA, inserida no programa de acção do quadriénio 2019-2023, disse esperar seriedade e cumprimento dos prazos, pela importância da matéria. O presidente espera maior responsabilidade, transparência e dedicação dos membros recém-empossados.

A comissão, disse, tem a tarefa de propor algumas alterações do diploma legal da Carteira Profissional, que doravante deve ser ajustada aos novos desafios, no sentido de dar maior dignidade à classe artística no país.

De acordo com Zeca Moreno, a carteira por ser um instrumento legal, deve ser alvo de aperfeiçoamento em função das épocas, tendo acrescentado que o regulamento da Carteira Profissional dos Artistas está publicado em Diário da República, faltando apenas o melhoramento do mesmo. "A carteira vai conferir dignidade aos membros da instituição e evitar que a classe artística seja vista como mendigos e pedintes”.  

Sobre a Política Cultural no país, o presidente da UNAC-SA ressaltou que depois de uma consulta com os intervenientes das mais variadas disciplinas artísticas, foi preparado um dossier com as principais inquietações para ser submetido em breve ao Executivo.

Para o presidente da Comissão da Carteira Profissional dos Artistas, Victor Nataniel Narciso "Tany Narciso”, os desafios propostos vão, seguramente, dar maior dignidade à classe artística. O acto, disse, vai permitir a materialização dos projectos em acção da UNAC-SA, bem como permitir a união dos membros. "Vamos todos nos empenhar para ajudar a proporcionar um melhor ambiente artístico entre os fazedores de artes no país”, garantiu.


Competências
De acordo com Tany Narciso, a atribuição da Carteira Profissional dos Artistas vai conferir mais respeito às actividades desenvolvidas pelos profissionais das artes no país e no estrangeiro.
Embora tenha ao longo dos anos exercido mais cargos administrativos, Tany Narciso disse ter acumulado conhecimentos suficientes que vão ser partilhados com os membros da Comissão da Carteira Profissional dos Artistas.

De acordo com o regulamento da Comissão da Carteira Profissional, considera-se artista o indivíduo que cria, interpreta ou executa obras de carácter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação social, plataformas digitais ou em locais onde se realizam espectáculos de diversão públicos.
A comissão, segundo o documento, entres as competências, vai poder emitir, renovar, suspender e cessar os títulos.

A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma instituição de utilidade pública, criada há 39 anos, que congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas, com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses sócio-profissionais da classe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura