Economia

Censo de empresas na colecta final de dados

Hélder Jeremias

Jornalista

O arranque da terceira fase do Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE 2020-2021), referente à recolha de dados financeiros do sector da Agro-pecuária e Pescas, está previsto para amanhã, num acto em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) anuncia os resultados das duas fases anteriores do inquérito iniciado em 2020.

19/04/2021  Última atualização 09H25
Compilação de dados do REMPE abarca todos os sectores © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Segundo uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do INE, o REMPE é realizado para determinar a estrutura empresarial formal e informal do país, numa compilação que servirá de suporte para programas como o de Reconversão da Economia Informal.

Na empreitada, em que participam mais de 500 colaboradores, entre os quais 259 são agentes de campo e 60 supervisores de terreno, envolvendo, além do mais, as autoridades locais, Forças Armadas e Polícia Nacional, perante a necessidade de transporte aéreo e segurança em zonas de difícil acesso.

A direcção do INE garante a existência de todas as condições para começar a receber as actas a partir dos locais de origem, depois de ter recebido garantias de que os trabalhos foram concluídos com sucesso nas capitais de província, municípios e comunas, independentemente das adversidades e circunstâncias particulares.

"Podemos adiantar que, não obstante todas dificuldades que este tipo de trabalho acarreta, aliados aos constrangimentos inerentes ao encerramento de um considerável número de estabelecimentos devido à pandemia da Covid -19, estão criadas as condições para entrar para a terceira e última fase”, afirmou uma fonte do INE.

O Instituto Nacional de Estatística remarcou para sexta-feira a 1ª Reunião Interministerial sobre o Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), devido a indisponibilidade de representantes de algumas instituições representadas no programa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia