Política

Cerca de 42 mil famílias recebem apoio financeiro

Cerca de 42 mil famílias, das 47 mil prevista, no município do Andulo, na província do Bié, começaram, ontem, a beneficiar de apoios financeiros, no quadro do processo de transferências sociais monetárias, inseridas no Programa de Fortalecimento do Sistema Nacional de Protecção Social, denominado Kwenda.

30/04/2021  Última atualização 06H35
© Fotografia por: DR
O acto de entrega dos cartões que dão acesso ao levantamento de 8.500 kwanzas por mês foi orientado pelo governador do Bié, Pereira Alfredo, na companhia do director-geral do Fundo de Acção Social (FAS), Belarmino Jelembi.

Pereira Alfredo sublinhou que o Kwenda é um programa do Governo que visa ajudar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o território nacional. O projecto, salientou, abrange quatro componentes, as transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e o reforço do Cadastro Social Único.
Garantiu que o programa vai ser estendido a outros municípios da província.

O chefe de Departamento provincial do FAS, Rizone Costa salientou que além, das transferências monetárias, as famílias vulneráveis irão beneficiar, também, de reintegração no sistema produtivo, educação e ensino, registo civil e instrução financeira.

No Andulo, o processo de cadastramento, com duração de um mês e meio, contou com o envolvimento de 113 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS). O Andulo é o oitavo município a iniciar o processo de transferências sociais monetárias, depois dos municípios do Nzeto, Cacula, Ombandja, Cambundi-Carimbo, Cuito Cuanavale, Quiculungo e Dembos nas províncias do Zaire, Huíla, Cunene, Malanje Cuando Cubango Cuanza-Norte e Bengo.
O projecto Kwenda está orçado em 420 milhões de dólares, dos quais 320 milhões financiados pelo Banco Mundial (BM)e 100 milhões de dólares suportados pelo Tesouro Nacional.

 
Entrega de meios
de produção

No âmbito da componente de inclusão produtiva, iniciativa do FAS, o governador fez a entrega de diversos meios a uma cooperativa agrícola na povoação de Chicumbi. Consta dos bens entregues uma tonelada de fertilizantes, motorizada de três rodas, duas moto-bombas, cem pares de botas de borracha e outros.
José Chaves
João  Constantino | Andulo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política