Cultura

Cerimónia de entrega do prémio “Ensa-Arte” foi adiada

A entrega de prémios da 15ª edição do ENSA-Arte/2020 foi adiada para data a definir, devido as restrições impostas pela Covid-19, informou a organização, em comunicado, no qual refere ir aguardar pelo preenchimento das condições essenciais para a realização do evento.

26/01/2021  Última atualização 17H38
Cristiano Mangovo foi o vencedor da última edição do concurso © Fotografia por: Agostinho Narcíso | Edições Novembro
O Prémio Ensa-Arte, voltado para as artes plásticas, é de âmbito nacional e com periodicidade bienal, tendo como destinatários jovens e  criadores de obras de escultura e pintura.
Considerado uma referência no panorama das artes plásticas em Angola, o Prémio Ensa-Arte foi instituído em 1991, altura em que começou o Concurso Ensa de Pintura, tendo a ideia surgido no ano anterior a partir de uma exposição de sete pintores angolanos.

Entre os pintores destacaram-se Viteix (primeiro artista premiado), Henrique Abranches, Augusto Ferreira, Jorge Gumbe, António Ole, Telmo Vaz Pereira e José Zan Andrade.
Em 1996, com a entrada de mais uma disciplina (es-cultura), o concurso passa a Prémio com a denominação Ensa-Arte, agregando as duas modalidades.

"Com uma qualidade inquestionável a nível nacional, o Prémio Ensa-Arte ultrapassou fronteiras e chegou a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo, a Bienal de Veneza”, exalta a nota.
A convite do Ministério da Cultura, 26 obras da Colecção Ensa-Arte estiveram patentes na Bienal de Veneza, em 2013, contribuindo  para que o Pavilhão de Angola fosse distinguido, dentre 88 países, com o mais importante prémio: o Leão de Ouro.
O artista plástico Cristiano Mangovo Brás foi o vencedor da edição passada, em 2018, com a obra "O Desejo do Menino”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura