Mundo

Chade vai realizar eleições dentro de 18 meses, após morte do presidente

O Chade realizará eleições "livres e democráticas" após um "período de transição" de 18 meses, em que o país será liderado por um conselho militar presidido pelo filho do presidente, Idriss Déby Itno, morto em batalha, anunciou hoje (20) o exército.

20/04/2021  Última atualização 14H58
© Fotografia por: DR

"O Conselho Militar de Transição (TMC), presidido pelo tenente-general Mahamat Idriss Déby, 37, filho do falecido Presidente, garante a independência nacional, a integridade territorial, a unidade nacional, o respeito pelos tratados e acordos internacionais, e assegura a transição por um período de 18 meses", anunciou o porta-voz do exército, general Azem Bermandoa Agouna, na televisão estatal, numa declaração assinada pelo novo homem forte do regime no Chade.

"Novas instituições republicanas serão criadas no final da transição através da organização de eleições livres, democráticas e transparentes", adiantou.
Mahamat Idriss Déby Itno, comandante da guarda presidencial, filho do Presidente chadiano, Idriss Déby Itno, falecido na sequência de ferimentos em combate, e cuja morte foi anunciada hoje, é o novo líder do conselho militar, tal como disse, também hoje, o exército.

"Foi criado um conselho militar chefiado pelo seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno" (37 anos), anunciou o porta-voz do exército, general Azem Bermandoa Agouna, numa declaração transmitida na rádio estatal, pouco depois de anunciar a morte do chefe de Estado, cuja reeleição para um sexto mandato tinha sido anunciada na segunda-feira.

"O conselho reuniu-se imediatamente e promulgou a Carta de Transição", acrescentou Bermandoa Agouna.
O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu hoje de ferimentos sofridos enquanto comandava o seu exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana, anunciou o porta-voz.

Déby, 68 anos, um oficial militar de carreira que tomou o poder em 1990 num golpe e foi promovido ao posto de marechal de campo em Agosto último, foi reeleito no passado dia 11 para um mandato de seis anos com 79,32 por cento dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados esta segunda-feira à noite pela comissão eleitoral nacional.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo