Mundo

Chefe da diplomacia europeia pede maior envolvimento militar no Sahel

O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, apelou a um maior envolvimento militar europeu na região do Sahel, em África, onde dois jornalistas espanhóis e um trabalhador humanitário irlandês foram mortos esta semana.

28/04/2021  Última atualização 19H25
Alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell © Fotografia por: DR

Numa entrevista publicada na quarta-feira no diário francês "Le Monde", Borrell considerou que os assassinatos no Burkina Faso mostram que "a luta contra os grupos terroristas e a insegurança na região é uma batalha de longa duração".

O líder europeu, que acaba de completar um périplo pela região, também defendeu que a ajuda europeia seja condicionada à realização de objectivos verificáveis e apela aos membros da União Europeia (UE) para se envolverem mais no envio de tropas para o Sahel.

"Apenas oito Estados-membros enviaram recursos, para um pobre efectivo de 700 tropas das forças especiais destacadas num território com o dobro do tamanho da França. Os Estados europeus devem comprometer-se mais", disse Borrell, referindo-se ao objectivo de enviar 2.000 soldados para a região em apoio às tropas francesas que participam na operação nacional Barkhane, no Sahel.

O chefe da política externa da Europa assegurou que "a segurança do continente não começa nas margens do Mediterrâneo, mas sim 4.700 quilómetros mais longe".

Borrell alertou para o perigo de os diferentes grupos rebeldes que operam na região se unirem e formarem um califado semelhante ao criado pelo Daesh no Médio Oriente, razão pela qual apelou ao aumento e prolongamento do esforço militar a longo prazo.

Quanto à ajuda europeia aos países da região, reconheceu que, até agora, "foram assinados demasiados cheques em branco" e apelou a um maior controlo das despesas. "Devemos continuar a ajudar, mas ao mesmo tempo, devemos ser exigentes quanto à forma como estes recursos serão utilizados", sustentou.

Para tal, advogou, devem ser estabelecidos "objectivos de resultados verificáveis".

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo