Política

Chefe de Estado escreve a responsáveis da UE

O embaixador de Angola na Bélgica, Mário de Azevedo Constatino, entregou, esta sexta-feira, em Bruxelas, uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

08/01/2021  Última atualização 21H30
Bernard Quintin (à direita) agradeceu o gesto de João Lourenço © Fotografia por: Cedida
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Bélgica, a mensagem foi recebida pelo director-geral adjunto da Divisão África da União Europeia, Bernard Quintin, que enfatizou a importância de Angola e da liderança do Presidente João Lourenço no âmbito da próxima Cimeira União Africana (UA)-União Europeia (UE).

Quintin acredita que a Cimeira UA-UE, inicialmente agendada para Dezenembro do ano passado e adiada devido à pandemia da Covid-19, será um marco importante para o aprofundamento da cooperação entre as duas organizações.

Segundo ainda a nota, Bernard Quintin e Mario de Azevedo coincidiram na avaliação seguindo a qual o reforço da cooperação entre a UA e a UE será igualmente fundamental para a mitigação do impacto da Covid-19 e ao relançamento das economias.

O diplomata angolano realçou os avanços que se têm verificados em Angola, destacando os progressos no domínio da boa governação, combate à corrupção, direitos humanos e liberdades fundamentais. Mário de Azevedo recordou a visita que o Presidente João Lourenço efectuou, em 2018, às instituições da UE, designadamente o Conselho, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, deixando entender que será sempre uma honra poder receber em visita oficial a Angola as mais altas personalidades daquela organização.

Ao terminar a audiência, Bernard Quintin agradeceu a mensagem do Chefe de Estado angolano endereçada aos presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia.

Encontro com representante de Portugal

Ainda no quadro das relações de cooperação com a União Europeia, o embaixador de Angola na Bélgica, Mário de Azevedo, foi, igualmente, recebido, em audiência, por Nuno Brito, representante de Portugal junto da União Europeia.Portugal assume, desde o dia 1 deste mês, a presidência rotativa do Conselho Europeu.

Durante a audiência, os interlocutores abordaram temas de interesse comum, destacando a importância que a UE atribui aos acordos regionais de parceria económica. O diplomata angolano foi informado que o processo de negociação e de adesão ao Acordo no âmbito da SADC está em fase bastante avançada.

Mário de Azevedo destacou a importância desses acordos nos domínios do comércio e do investimento, pois contribuem para a melhoria do ambiente de negócios entre as duas organizações. Os dois diplomatas coincidiram na avaliação sobre a importância do reforço da cooperação com os 27 Estados da UE, parecendo-lhes, em razão do nível de relações de cooperação, que poderá ser oportuna a negociação de um acordo de Facilitação e Protecção Recíproca de Investimento Privado com a UE.

Nesse contexto, Mário de Azevedo aproveitou a oportunidade para incentivar uma maior aproximação entre altos funcionários das direcções nacionais com responsabilidades em matéria de execução de programas de impacto económico e social e da UE, destacando-se a Direcção Geral de Desenvolvimento da Comissão Europeia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política