Política

Chefe de Estado felicita diplomata Josefa Sacko

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste sábado, em nome do Executivo e no seu próprio, a reeleição da diplomata angolana Josefa Sacko para o cargo de comissária da União Africana (UA) para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização continental, que decorre sábado e domingo, por videoconferência.

06/02/2021  Última atualização 22H15
Presidente da República, João Lourenço, participou na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre sábado e domingo, por videoconferência. © Fotografia por: CIPRA
Na mesma mensagem, o Chefe de Estado felicitou, igualmente, os juristas angolanos Wilson de Almeida Adão e Pascoal António Joaquim, eleitos, na quinta-feira, a membros do Comité Africano de Peritos sobre Direitos e Bem-estar da Criança e do Conselho Consultivo da UA sobre a Corrupção, respectivamente.

"Regozija-nos saber que cidadãos nacionais mereceram avaliação positiva pela sua competência e elevada qualificação, para exercerem cargos de grande relevância em prestigiados organismos internacionais", lê-se na mensagem. 

O Presidente João Lourenço, que participa na Cimeira a partir da Casa Protocolar do Morro da Luz, deseja aos eleitos "bom trabalho" e faz votos de que "desempenhem com brio e elevado sentido de profissionalismo" as suas funções, "para que deste modo dignifiquem as qualidades dos quadros angolanos nos variados ramos do conhecimento".

Josefa Sacko foi reeleita com 51 votos. Bateu na corrida o candidato marroquino Mohamed Sadiki, numa eleição bastante renhida. O vencedor só foi encontrado na quarta ronda. Da primeira a terceira volta era desconhecido o nome de quem iria ocupar a pasta, pois nenhum dos candidatos havia conseguido os 37 votos necessários para se sagrar vencedor. Entretanto, a candidata angolana esteve sempre à frente da corrida em todas as voltas. 

O regulamento das eleições determina que, se até a terceira volta, não houver vencedor, o candidato menos votado é eliminado e o mais votados vai sozinho à quarta ronda. Com isso, Josefa Sacko isolou-se, tendo conseguido reunir 51 votos, que a habilitaram a continuar à frente do posto de comissária para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da organização continental, para mais quatro anos. 

Na quinta-feira, Wilson Adão foi eleito à segunda ronda com 41 votos de 37 necessários, entre 10 candidatos para sete vagas, enquanto Pascoal Joaquim venceu entre 11 concorrentes para seis vagas, obtendo 46 votos de 37 necessários, à quarta volta. 

De 65 anos, 43 dos quais na Magistrado do Ministério Público, Pascoal Joaquim é licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e participou, em 2000, em França, numa formação em matéria jurisdicional. Procurador-geral adjunto da República, é membro do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, desde 2003.

Pascoal Joaquim entra para o Conselho Consultivo da UA sobre a Corrupção numa altura em as autoridades angolanas definiram o combate àquele fenómeno como uma das principais apostas. O seu mandato na UA é de cinco asnos. 

Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola (UCAN), Wilson Adão é mestre e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa. É advogado e docente de Direito Internacional e Direitos Africanos na Faculdade de Direito da UCAN. 

O jurista entra para o Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-estar da Criança, para um mandato de dois anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política