Política

Chefe de Estado já em França para cimeira sobre África

O Presidente, João Lourenço, chegou ao princípio da noite deste domingo (16) a Paris, França, para participar na Cimeira sobre a economia do continente africano.

16/05/2021  Última atualização 19H25
João Lourenço faz-se acompanhar da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço © Fotografia por: DR

No Aeroporto Charles de Gaulle, o Chefe de Estado, que se faz acompanhar da Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de responsáveis do Governo francês e do embaixador de Angola em França, João Miranda.

Esta é a segunda vez que o Presidente João Lourenço se desloca a França, desde o início do seu mandato, em Setembro de 2017, tendo a primeira deslocação ocorrido em Maio de 2018.

De acordo com a Angop, França foi o primeiro país da Europa a ser visitado por João Lourenço, depois de assumir a chefia do Estado angolano.

As relações diplomáticas entre Angola e a França datam de Fevereiro de 1976 e, em 1982, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.

Cimeira

A Cimeira sobre Economia em África, a realizar-se terça-feira por iniciativa do Governo francês, visa atrair investimentos para os sectores público e privado africanos, a fim de fazer face à subida das taxas de juro, consequência da Covid-19 no sistema económico mundial.

A ideia é implementar meios financeiros para relançar as economias dos países africanos, porque, apesar do continente ter sido menos afectado pela pandemia, a previsão é do seu Produto Interno Bruto (PIB) recuar, este ano, 2,1 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política