Sociedade

Chinjenje sem casos de Covid-19

O município do Chinjenje, na província do Huambo, continua sem registo de casos positivos da Covid-19, assegurou, há dias, o director em exercício do Hospital Municipal.

07/03/2021  Última atualização 11H14
Chinjenje, sem registo de casos positivos da Covid-19 © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novembro
Falando à margem de uma visita de campo da governadora, Lotti Nolika, Paciência Wassula esclareceu que, dos 167 testes rápidos realizados, 24 foram reactivos a IGG, um a IGM e dois a IGG/IGM e aguardam pelos resultados definitivos do exame de RT-PCR.
Paciência Wassula, que faz parte da Comissão Provincial Multissetorial de Prevenção e Combate à Covid-19, explicou que pelo facto do Chinjenje fazer fronteira com o município da Ganda, província de Benguela, onde há registo de casos da doença, causou algum pânico na população local, devido à livre circulação de pessoas, que são submetidas a rastreio da pandemia nos postos de controlo.
   
As autoridades sanitárias municipais, lembrou, já realizaram, em quatro ocasiões, testagem em massa em escolas e mercados, cujos resultados foram todos negativos. "A situação epidemiológica do município é estável”, assegurou, apesar das baixas temperaturas registadas no Chinjenje, que podem propiciar o surgimento de doenças respiratórias.
As medidas de prevenção têm sido redobradas, com a distribuição, regular, de material de biossegurança e realização de campanhas de sensibilização à população, para o uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão e desinfecção com álcool em gel.
O município do Chinjenje, situado a 110 quilómetros a oeste da sede da província, tem uma população estimada em 37 mil habitantes, ocupando uma extensão de 800 quilómetros quadrados. Foi fundado a 15 de Agosto de 1904, estando ligado com a província de Benguela pela Estrada Nacional 260.

Juliana Domingos| Huambo

Jornalista

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política