Política

Chivukuvuku pode concorrer pelo Bloco Democrático

A possibilidade de Abel Chivukuvuku ser o cabeça de lista do Bloco Democrático (BD) nas eleições gerais de 2022 é um assunto a ser discutido durante a VI Convenção Nacional (equivalente a congresso), confirmou, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente cessante do partido, o deputado Justino Pinto de Andrade.

23/01/2021  Última atualização 11H05
© Fotografia por: Edições Novembro
"Em princípio, é uma questão a ser discutida; é uma hipótese”, disse Justino Pinto de Andrade, quando questionado sobre o assunto. Adiantou que na convenção serão, também, discutidos outros assuntos, com destaque para o programa do BD e a revisão dos estatutos e programa eleitoral, além da eleição de um novo corpo directivo.
Tentativas para ouvir a versão de Abel Chivukuvuku ou pessoas próximas a si redundaram em fracasso.O BD termina a vinculação à CASA-CE em 2022, no âmbito de um acordo firmado nas vésperas das eleições de 2017.Caso os membros da Convenção do BD aprovem o nome de Abel Chivukuvuku como cabeça de lista do partido nas eleições gerais de 2022, o político mantém o sonho de concorrer ao cargo de Presidente da República, depois de duas tentativas consecutivas, em 2012 e 2017, como cabeça de lista da CASA-CE.

Chivukuvuku foi afastado da liderança da CASA-CE em Fevereiro de 2019, por alegada quebra de confiança política. Para o seu lugar foi indicado o deputado André Mendes de Carvalho "Miau”. Na sequência, o antigo dirigente da UNITA criou um novo projecto político, PRA-JA Servir Angola, cujas tentativas de reconhecimento pelo Tribunal Constitucional (TC) foram sucessivamente rejeitadas.O Bloco Democrático está registado no TC desde Outubro de 2010. As suas linhas programáticas estão baseadas na defesa da democracia e da justiça social, sendo objectivo principal "fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política