Sociedade

Chuvas em Luanda causaram 14 mortes

André da Costa|

Jornalista

Catorze pessoas morreram, ontem, em Luanda, em consequência das fortes chuvas que se abateram sobre a capital do país, logo às primeiras horas do dia, até ao cair da tarde, informou fonte oficial.

20/04/2021  Última atualização 11H00
© Fotografia por: DR
De acordo com a governadora de Luanda, Joana Lina, que ontem presidiu ao encontro de emergência da Comissão Provincial de Protecção Civil, cinco  mortes ocorreram no município de Luanda, três no município do Cazenga, duas em Cacuaco e igual número em Viana e no Kilamba Kiaxi.Em Luanda, houve ainda a ocorrência de dois feridos. As mortes resultaram do desabamento de casas e electrocussão. 

Durante as chuvas, a co-missão coordenada por Joana Lina apurou que 1.617 casas ficaram inundadas, 16 desabaram, 15 foram derrubadas pelas fortes chuvas, um poste de iluminação público caiu e registou-se o incêndio de uma cabine eléctrica. A comissão afirmou que as chuvas afectaram 8.165 pessoas de um universo de  1.717 famílias sinistradas.

No município de Talatona, a conhecida "Ponte do Kamorteiro” ficou parcialmente destruída, resultando na interdição daquela estrutura aos automobilistas pelas autoridades, para evitar situações piores.Agovernadora provincial de Luanda, Joana Lina, aproveitou o encontro para en-dereçar condolências às famílias que perderam os seus ente queridos por conta das chuvas.Joana Lina orientou as comissões municipais de Protecção Civil no sentido de tomarem medidas para acudir às vítimas.

A governante assegurou que estão a ser realizadas acções de intervenão nas bacias de retenção e contenção das águas fluviais, uma vez que se nota um aumento exponencial do nível das águas.Acrescentou que este balanço é  ainda provisório, estando as equipas do Serviço Nacional de Protecção Civil a apurar mais dados sobre as consequências das últimas chuvas. 

Félix Domingos, porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, disse que a instituição continua a  proceder á sucção das águas em residências inundadas, e também a fazer o corte das árvores e, consequentemente, a sua remoção. Na província do Zaire, o oficial superior informou que a chuva destruiu 22 residências  e danificou parcialmente 57 outras. Acrescentou que houve ainda o registo de 10 quedas de árvores, algumas das quais por cima de residências. 

Como  consequência das chuvas, 474 pessoas ficaram desalojadas nos bairros Sagrada Esperança, 11 de Novembro e Álvaro Buta. Na província do Namibe, registaram-se 10 quedas de árvores e dois postes de iluminação pública ficaram danificados. Não há casos de mortes e de feridos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade